• Carregando...
Zé Love volta ao Coritiba, depois de cumprir suspensão, para o jogo considerado fundamental na luta contra o descenso | Albari Rosa/ Gazeta do Povo
Zé Love volta ao Coritiba, depois de cumprir suspensão, para o jogo considerado fundamental na luta contra o descenso| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

17.º lugar

É o desempenho do Coxa como visitante no Brasileiro de pontos corridos entre as 40 equipes que já disputaram a competição desde 2003. O Alviverde conquistou até agora 0,87 pontos para cada jogo fora de casa. Resultado que só não é pior graças ao Brasileiro de 2003, em que o Coritiba chegou à Libertadores com sete vitórias e cinco empates longe do Couto. O melhor desempenho nesse período é do Goiás (1,36 pontos) e o pior o Ipatinga (0,26).

Diante da necessidade urgente de conseguir pontos fora de casa para não ser rebaixado, o Coritiba tem uma chance praticamente imperdível amanhã, contra o Figueirense, às 16 horas, em Florianópolis. O adversário do Coxa no Orlando Scarpelli é simplesmente o pior mandante entre os 20 clubes da Série A.

Dos 14 jogos em que disputou em seus domínios até agora, o Figueirense conquistou apenas quatro vitórias e quatro empates, além de ser derrotado em seis oportunidades. Um aproveitamento de 38% dos pontos disputados. Mesmo com o apoio da sua torcida, a equipe catarinense sofreu mais gols do que marcou (17 a 15).

Fragilidade na qual o Coritiba pode se apoiar, já que vencer apenas as cinco partidas que terá no Couto Pereira até o final da competição não deve ser suficiente para se livrar do rebaixamento. O clube precisa de pelo menos mais dois pontos como visitante. Um grande problema, considerando que o atual lanterna da competição só venceu uma partida até agora fora de Curitiba, tendo a terceira pior campanha forasteira do campeonato, superior apenas às de Botafogo e Criciúma.

"O time está confiante que irá conseguir vencer desta vez, mesmo fora de casa, pois está trabalhando para isso", garantiu o vice-presidente de futebol do Coxa, Antônio Alves Pereira, o Toninho. Ele admitiu que, diante dos outros adversários que o time enfrentará fora de casa (Corinthians, Flamengo, Vitória e Atlético-MG), o jogo de amanhã é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada. "Pela classificação do adversário, a tendência é que o adversário tenha um nível um pouco mais baixo. Além disso, ganhamos três pontos e tiramos três deles", acrescentou.

Em 15.º lugar na classificação, o jogo também é tratado como fundamental em Florianópolis pelo Figueirense para não correr o risco de entrar na zona de rebaixamento. Para isso, o técnico Argel Fucks terá o retorno de cinco titulares que não enfrentaram o Atlético na última rodada.

"Agora nós temos quantidade e qualidade. Não vamos fazer experiência", garantiu o treinador, em entrevista coletiva. "Mesmo se fosse o Cruzeiro, o líder, como nós estamos jogando em casa sempre temos a obrigação de ganhar", lembrou o goleiro Tiago Volpi.

Os jogadores do Coxa saíram ontem de ônibus de Curitiba em direção à capital catarinense sem dar entrevistas coletivas, como tem ocorrido há mais de um mês, desde que Zé Love divulgou o atraso de salários que o clube pretende quitar até a metade da semana que vem. O atacante, por sinal, ao lado do zagueiro Welinton e o volante Rosinei, será uma das novidades na equipe coxa-branca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]