A derrota por 3 a 0 para o Atlético foi seguida de um alento para 10 jogadores titulares do Coritiba no clássico de domingo. Após a partida, o grupo ficou sabendo que integraria a lista de 12 atletas promovidos para o elenco principal, que assume a disputa do Paranaense a partir do jogo com o Rio Branco, na sexta-feira, 19h30.
Confira os jogadores que subiram para o time principal
Da equipe que iniciou o confronto, apenas o meia Thiago Primão não irá trabalhar com o técnico Dado Cavalcanti. Entre os que subiram estão ainda o goleiro Tadeu, que não participou do Estadual por causa de uma lesão na mão, e o atacante Maykon, que se machucou no segundo jogo.
Para definir a promoção, o departamento de futebol considerou o conjunto dos cinco confrontos nos quais os jovens alviverdes do time B tiveram a oportunidade de mostrar serviço, enquanto o plantel principal fazia a pré-temporada. Ao todo, foram duas derrotas, dois empates e apenas uma vitória no clássico com o Paraná (2 a 0), desempenho que deixou o clube na 10.ª colocação.
"Após o jogo contra o Atlético já saiu a lista. Fiquei muito feliz", conta o meia Dudu, um dos 12 escolhidos. "Isso não diminui a tristeza pela derrota no clássico, que é difícil de aceitar, mas a vida segue", completa.
No total, 19 atletas tiveram a chance de entrar em campo nestas cinco rodadas. Dos oito que não foram promovidos, o atacante Anderson Bartola tem idade para jogar pelos juniores e os outros sete devem ser emprestados (veja a lista).
"Já temos inclusive propostas pelo Thiago Primão e pelo Zé Rafael", conta o vice- presidente de futebol do Coxa, Paulo Thomaz de Aquino. A ideia é encontrar lugares onde eles possam efetivamente jogar e amadurecer. "Não existe aprovado ou reprovado. Não é um vestibular. Apenas alguns que precisam ser preparados melhor", explica.
Na opinião da diretoria coxa-branca, entre os que mais se destacaram neste início de Paranaense estão o goleiro Willian Menezes, o lateral-direito Rhuan, o lateral-esquerdo Paulo Otávio, o volante Ícaro e o meia Denner. Com 19 anos, este último será o mais novo do elenco de 35 jogadores capitaneado pelo meia Alex.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast