O jogo
O Vitória abriu o placar com Marquinhos, mas o Coxa conseguiu virar ainda no primeiro tempo, com gols de Everton Costa e Éverton Ribeiro. Na etapa final, o time melhorou e garantiu a classificação em contra-ataque rápido que Roberto definiu. Everton Costa ainda fez mais um.
Negativa
O advogado do Atlético Domingos Moro disse, em mensagem enviada ontem à Gazeta do Povo, que a informação passada pelo presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, à reportagem "Se Petraglia acha que eu sou traidor dele, me sinto honrado" (22/5) é inverídica. Destacou Moro: "Não é verdade que estive na CBF solicitando que a mesma interferisse no empréstimo do estádio Couto Pereira ao Clube Atlético Paranaense. Em 2012 não estive, ainda, na CBF e tão pouco mantive qualquer contato com meu amigo pessoal Virgílio Elisio a respeito do assunto."
Édson Bastos troca o Coxa pela Ponte Preta
Édson Bastos não é mais jogador do Coritiba. O goleiro, que vinha sendo reserva de Vanderlei, se despediu ontem no clube, durante a partida contra o Vitória, apesar de não ter sido relacionado para o duelo. Irá defender a Ponte Preta nas próximas duas temporadas. O arqueiro de 32 anos atuou pelo Coxa 204 vezes em cinco anos de clube foi contratado em 2007 do Guaratinguetá.
Pela terceira vez em quatro anos, o Coritiba está na semifinal da Copa do Brasil. A classificação veio ontem com a goleada por 4 a 1 sobre o Vitória, no Couto Pereira. A invencibilidade do clube no estádio chegou a 28 jogos. O Alviverde agora enfrenta o São Paulo, que passou pelo Goiás, na briga por uma vaga na decisão da competição. "Não tememos ninguém", ressaltou Marcelo Oliveira, técnico coritibano.
Vaga que tem reflexo também nos cofres. Ao passar de fase, o Coxa ganhou mais R$ 500 mil de premiação, chegando a 1,9 milhão recebidos no torneio. Teve mais lucro. O time quebrou o jejum de três partidas sem balançar a rede, com três gols de atacantes, Everton Costa (2) e Roberto Éverton Ribeiro, de pênalti, também balançou a rede.
Sob os olhares do meia Alex, ídolo alviverde e atualmente jogador do turco Fenerbahçe, o Coritiba teve dificuldades no primeiro tempo. Em um jogo equilibrado, quem abriu o placar foi o Vitória com Marquinhos, aproveitando o cruzamento do ex-coxa-branca Pedro Ken.
A reação dos donos da casa demorou dois minutos, com o gol de cabeça de Everton Costa. Antes do fim da etapa inicial, Éverton Ribeiro foi o responsável pelo sentimento de alívio. Gol que lhe deu a artilharia da equipe no ano, com oito gols, ao lado de Lincoln e Emerson.
No segundo tempo, em um contra-ataque puxado pelo mais novo goleador, Lincoln deu o passe final para Roberto fazer o terceiro. Aos 42 minutos Everton Costa fechou a goleada.
"No último jogo contra o Vitória não tive sorte, mas Deus guardou essa bela noite e me premiou com dois gols", comemorou Costa. "O resultado não mostra o que foi a partida, que foi difícil. Todo mundo está de parabéns", acrescentou Éverton Ribeiro.
A classificação alviverde ainda prolongou a carreira do meia Tcheco. O jogador, que não atuou ontem por estar contundido, já avisou que se aposentará quando acabar a participação coxa-branca no torneio nacional. O atleta precisa de mais três semanas para se recuperar. Ou seja, a tempo da semifinal, marcada para os dias 13 e 20 de junho os mandos serão sorteados pela CBF. "Tomamos um susto [com o gol do Vitória], mas serviu para acordamos. Eu falei no vestiário que esse grupo merecia estar na semifinal", disse o zagueiro Emerson, emendando uma frase forte na sequência. ""Estamos a caminho do título", cravou.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Relatório da PF sobre Bolsonaro e militares acirra clima no Congresso; acompanhe o Entrelinhas
Mentor do golpe ou quem o impediu: as narrativas em torno de Bolsonaro após indiciamento
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão