Na primeira semana no Coritiba, o técnico Celso Roth não titubeou. Confirmou os rótulos que o acompanham: disciplinador e retranqueiro. Distribuiu broncas, montou um esquema prioritariamente defensivo, com três volantes e um atacante, e não falou com a imprensa em um dia com duas novidades. Primeiro, o início de trabalho do preparador físico da seleção brasileira, Paulo Paixão, no Coxa. A outra, um futuro reforço, o atacante André Lima, ex-São Paulo, que já treina no clube.
Depois do aquecimento, Roth comandou um treino coletivo. Parou várias vezes para orientar os jogadores, soltando um palavrão ou outro. No fim do trabalho, o técnico reuniu todos os jogadores titulares, finalizando o dia com um último discurso. "Temos de tentar errar o menos possível porque o homem cobra bem", admitiu o zagueiro Luccas Claro, que tem feito a dupla de zaga nos treinos com Leandro Almeida, sendo Chico o primeiro volante, ao lado de Baraka e Gil Roni foi o único atacante.
O meia-atacante Diogo Sodré, o meia Robinho, os laterais Diogo e Victor Ferraz e o goleiro Vanderlei completaram a equipe. Alex teve uma lesão na panturrilha esquerda, não treinou, e não enfrentará o Cene-MS, quarta-feira, pela Copa do Brasil. "Não que seja retranqueiro, mas é o primeiro passo arrumar a defesa", disse Luccas Claro.
Enquanto isso, na parte ofensiva, o Coxa deve confirmar na semana que vem a contratação do atacante André Lima. Ontem, o jogador de 28 anos já estava no CT, mas o clube espera os exames médicos e o desenrolar da documentação para anunciar o reforço.
Impopularidade e perda de apoios históricos explicam guinada à esquerda de Lula
STF altera regra e decide que políticos seguirão sendo julgados após fim do mandato. Acompanhe o Sem Rodeios
Quais empresas do Brasil perdem com as tarifas de Trump – e qual pode sair ganhando
Dirceu antecipa a tônica internacional da campanha pela reeleição de Lula em 2026