Com 39 pontos, o Coritiba tem 14% de chances matemáticas de ser rebaixado no Brasileirão. Restando cinco rodadas, o Coxa recebe o Atlético-MG, domingo (6), às 19h30, no Couto Pereira, em mais uma decisão contra o descenso. Depois do Galo, o Alviverde enfrenta ainda Santa Cruz (casa), Flamengo (fora), Vitória (casa) e Ponte Preta (fora).
Veja cinco motivos para acreditar na permanência do Coritiba na Série A:
1 – Confrontos diretos no Alto da Glória
Se fizer valer o mando de campo, o Coritiba chegará na última rodada já livre da degola. Dos próximos quatro jogos, três serão no Couto Pereira e dois contra rivais diretos da ZR. Além de enfrentar o Galo, o Coxa recebe o Santa Cruz (19º), na rodada seguinte, e o Vitória (17º), na penúltima rodada. Se vencer os três jogos, somando nove pontos, o Alviverde alcançará aos 48 pontos, suficiente para seguir na elite.
Coritiba confirma projeto para comprar o Pinheirão
Leia a matéria completa2 – Fase dos rivais
Com exceção do América-MG, virtual rebaixado, os clubes da zona do rebaixamento vivem o maior jejum de vitórias da competição. O lanterna Santa Cruz, também já com um pé na Segundona, está há oito jogos sem vencer. Já o Figueirense não triunfa há seis partidas. E o Vitória, principal rival coxa-branca para escapar do descenso, está há cinco rodadas sem somar três pontos.
3 – Confiança em Carpegiani
Mesmo há cinco jogos sem vencer no Brasileiro – sete partidas se a Sul-Americana entrar na conta –, o técnico Paulo César Carpergiani tem a confiança de torcida e diretoria. O aproveitamento do comandante é de 44% com sete vitórias, sete empates e sete derrotas. No Couto, o aproveitamento do time com o treinador sobe para 63%, com cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.
4 – Retorno do artilheiro
A fissura no pé direito do atacante Kléber parecia que deixaria o atleta de molho apenas por alguns jogos. Mas ao todo, o artilheiro coxa-branca ficou 14 partidas fora do time. E logo em seu retorno, o Gladiador foi expulso pelo árbitro Raphael Claus depois de três minutos em campo contra o Fluminense. Contra o Galo, a dúvida é se Kléber começa o jogo no banco ou na equipe titular. Ele já anotou 21 gols na temporada.
5 – Foco só no Nacional
A eliminação na Copa Sul-Americana deixou o Coxa focado apenas em fugir do rebaixamento no Brasileirão. A maratona desgastante de viagens e jogos entre as duas competições acabou. Pela primeira vez depois de um mês, o elenco ganhou uma semana inteira de preparação. Chance também para o Alviverde esvaziar o departamento médico, que conta com os zagueiros Luccas Claro e Nery Bareiro, além dos meias João Paulo e Juan.
Deixe sua opinião