O Coritiba começou o fim de semana na zona de rebaixamento, mas a vitória sobre o Palmeiras aliviou o torcedor presente no Couto Pereira. Com 41 pontos, o Coxa depende apenas de seus esforços para escapar nas últimas duas rodadas: caso some quatro pontos, escapará em definitivo do fantasma do rebaixamento.
Para quem viveu boa parte do Brasileiro entre os quatro últimos, é uma situação mais confortável. Com a confirmação da degola do Criciúma, restam agora três vagas na Série B, e a briga envolve seis equipes: Chapecoense, Coritiba, Palmeiras, Vitória, Bahia e Botafogo. Há apenas um confronto direto entre os clubes ameaçados, com o Coxa recebendo o Bahia na rodada derradeira.
Confira a situação e os próximos jogos de cada um dos times envolvidos na briga contra o descenso.
Chapecoense14º, 42 pontos, 11 vitórias. Gols: 36 x 39 (saldo -6)As vitórias consecutivas sobre Fluminense e Botafogo reviveram o Verdão do Oeste. Com quatro pontos de vantagem para a ZR, a Chape recebe na próxima rodada o Cruzeiro, que já assegurou o título brasileiro e pode poupar jogadores. Na última rodada, visita o Goiás, já de férias e sem nenhuma aspiração na temporada.
Coritiba15º, 41 pontos, 10 vitórias. Gols: 37 x 42 (saldo -5)O triunfo diante do Palmeiras era necessário e o Coxa fez sua parte no Couto Pereira. No próximo fim de semana, terá como adversário o Atlético-MG, na primeira partida dos mineiros após a decisão da Copa do Brasil. Na última rodada, se despede em casa contra o Bahia, que corre sério risco de já chegar rebaixado a Curitiba.
Palmeiras16º, 39 pontos, 11 vitórias. Gols: 32 x 55 (saldo -23)O Verdão escolheu o pior momento do ano para perder o rumo. A derrota para o Coritiba foi a quarta consecutiva e a próxima rodada não reserva missão fácil: em Porto Alegre, enfrenta um Internacional brigando por uma vaga na Libertadores. O risco de chegar na última partida amargando a zona de rebaixamento é grande assim, uma vitória no Allianz Parque diante do Atlético se torna necessária.
Vitória17º, 38 pontos, 10 vitórias. Gols: 37 x 49 (saldo -12)O Leão da Barra voltou para a zona de rebaixamento ao perder para o Figueirense em Florianópolis. Além de salvar o adversário, se afundou, e precisará derrotar o Flamengo em Manaus, no próximo fim de semana, caso pense em chegar na última rodada fora do grupo dos quatro últimos. A despedida será no Barradão, diante do Santos, que não tem nenhuma aspiração e já pensa na próxima temporada.
Bahia18º, 34 pontos, 8 vitórias. Gols: 28 x 40 (saldo -12)A derrota para o Atlético praticamente condenou o Tricolor. Com 34 pontos, cinco a menos que o primeiro time fora da zona de rebaixamento, precisa de duas vitórias para ainda sonhar com a permanência: recebe o Grêmio e se despede visitando o Coritiba no Couto Pereira. Além disso, para o Bahia não cair, precisa de duas derrotas do Palmeiras e do Vitória somando no máximo dois pontos em seus compromissos finais.
Botafogo19º, 33 pontos, 9 vitórias. Gols: 31 x 46 (saldo -15)Assim como o Bahia, vive situação crítica, respirando por aparelhos. A derrota para a Chapecoense pode ter sido fatal. Para ter alguma chance de sobrevida, o Fogão precisa vencer o Santos na Vila Belmiro e o Atlético-MG no Maracanã, além de uma combinação complexa de resultados: o Palmeiras precisa perder suas duas partidas, enquanto o Vitória só pode somar um ponto e o Bahia não pode vencer seus dois compromissos. Complicou.
Criciúma20º, 30 pontos, 7 vitórias. Gols: 25 x 52 (saldo -27)O empate com o Flamengo, em São Luís, rebaixou matematicamente os catarinenses. Como consolo ao Tigre: uma vitória no Maranhão não teria mudado o destino da equipe, pois a combinação dos jogos dos adversários não ajudou.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião