Tricolores
Treinando
Recém-confirmado no elenco, o lateral-direito Gabriel Marques já treina no Ninho da Gralha, mas faz trabalho à parte. O jogador que chega ao Paraná emprestado pelo River Plate (do Uruguai) acompanha os trabalhos físicos do atacante Morales, que também foi integrado mais tarde ao grupo.
Jogo-treino
O Paraná faz um jogo-treino fechado ao público hoje, contra o Juventus-SC, às 16 h, no Ninho da Gralha. A base que começará a partida conta com seis titulares da temporada passada. O Tricolor jogará com: Luís Carlos; Angelo, Anderson, Alex Alves e Henrique; Ricardo Conceição, Júnior Capixaba, Rubinho e Lúcio Flávio; Luisinho e Reinaldo.
Mesmo com a subida de vários jogadores da base, o elenco paranista envelheceu. O possível 11 titular da temporada é dois anos mais velho que o time-base da Série B de 2012, são 27,9 anos de média contra 25,8 do ano passado.
São agora oito jogadores com 30 anos ou mais no elenco, o que faz com que a comissão técnica tenha um cuidado especial, principalmente na pré-temporada.
O goleiro Marcos (36) e os atacantes Reinaldo (33) e Morales (30) se juntam a um grupo agora numeroso, que inclui os zagueiros Alex Bruno (30) e Anderson (32), o volante Zé Luís (33) e os meias Lúcio Flávio (33) e Welington (30).
"A partir dos 30 anos a resposta do atleta ao exercício é diferente. Ele começa a perder força e passa a se recuperar de forma diferente. Claro que temos casos. Muitos jogadores de 33 anos têm resposta de atletas de 26, enquanto muitos de 26 respondem aos trabalhos como atletas de 34, 37 anos", explicou o preparador físico paranista, Emerson Buck.
Evitar os excessos é a solução para não atingir a sobrecarga. "Eu gosto de conversar e ver como o jogador se sente. Além disso, vamos mapeando possíveis diferenças de resposta muscular com o Fernando [Gibran, preparador] e o André [Fornaziero, fisiologista]. Se percebemos problemas, tiramos do treino e poupamos. A vantagem dos atletas mais velhos é que eles também se conhecem melhor e nos ajudam nisso", disse Buck.
Dos trintões, o destaque para o preparador é inusitado para o torcedor, mas há um motivo bem claro. "Todos eles voltaram bem, mas o Zé Luís voltou acima de todos. É que ele teve uma lesão no ano passado e seguiu tratamento nas férias. Já tem condições físicas de jogo, é só recuperar o ritmo e a parte técnica", revelou.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares