Ao pisar no gramado do Frasqueirão, nesta sexta-feira (24), para enfrentar o ABC-RN, às 21h50, a equipe do Paraná tem a oportunidade de dar continuidade à sua maior sequência invicta nesta Série B: já são cinco jogos sem sentir o sabor da derrota.
O último revés ocorreu na 26ª rodada, 3 a 1 para o Náutico, na Arena Pernambuco. Desde então, foram três empates e duas vitórias. Um destes triunfos, aliás, dá confiança extra para o time acreditar em novo placar positivo longe de seus domínios: na última vez em que atuou distante de Curitiba, o Paraná venceu o Luverdense, 2 a 0, e voltou com três pontos na bagagem.
Uma vitória ainda aproximaria o Tricolor do "número mágico" da comissão técnica para a fuga do descenso: 45 pontos. A equipe é a atual 13ª colocada, com 40 pontos, a sete da zona da degola.
ParanáO volante Lucas Otávio e o atacante Giancarlo, ambos com lesão muscular na coxa direita, foram vetados pelo departamento médico e estão fora de combate. Em contrapartida, o volante Edson Sitta retorna de suspensão e fica à disposição de Ricardinho. Mesmo caso do goleiro Marcos. A novidade da delegação fica por conta do lateral direito Auremir, que deve ficar no banco e pode fazer sua estreia.
Assim, o Paraná deve alinhar com Marcos; Chiquinho, Cleiton, Alisson e Paulinho; Jean, Edson Sitta, Henrique Santos e Lúcio Flávio; Carlinhos e Adaílton.
ABC-RNO meia Ronaldo Mendes e o atacante Beto foram liberados pelo departamento médico, mas ainda serão reavaliados antes da partida. O atacante Dênis Marques também retorna de lesão. Trabalhando a parte física há dez dias, o artilheiro pode ser surpresa entre os relacionados. Na zaga, a mudança fica por conta da entrada de Marlon, na vaga de Sueliton.
O ABC deve entrar em campo com Gilvan; Madson, Diego Jussani, Marlon e Samuel; Fábio Bahia, Daniel Amora, Michel e Xuxa; Rodrigo Silva e Zambi.
Chave da vitória
Por outro lado, repetir a atuação apática exibida diante da Lusa, na última terça (21), pode ser fatal para o Paraná a motivação pela chegada de um novo comandante, aliada à percepção de que o adversário não está tão concentrado podem ser fatores decisivos para o ABC conseguir a vitória.
Melhor e pior cenárioEm caso de vitória, o Paraná pode ganhar no máximo uma posição com 40 pontos e na 13ª colocação, o time poderia ultrapassar apenas o Luverdense, atual 12º, com a mesma pontuação. Em caso de derrota, o time manteria a mesma colocação. Isto porque os tricolores mantêm distância de quatro pontos para o Bragantino, equipe que vem logo atrás.
Já o ABC, 15º, com 35 pontos, pode entrar na zona de rebaixamento em caso de revés a equipe está a apenas dois pontos do rival América-RN, equipe que abre a área da degola. Com uma vitória, os nordestinos podem ganhar no máximo uma posição.
Histórico
No primeiro turno
Campanha
Já o Mais Querido chegou a permanecer quatro rodadas no G4 no início da Série B. A partir da metade do campeonato, entretanto, o time iniciou queda vertiginosa: atualmente, o rebaixamento para a Série C é ameaça real pelos lados do Frasqueirão. O ABC é o 15º, com 35 pontos, a dois da ZR.
Curiosidades
O árbitro
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas