O Paraná, comandado pelo técnico Dado Cavalcanti, tem 95,7% de probabilidade de subir para a Série A| Foto: Brunno Covello / Gazeta do Povo

Com a vitória sobre o Icasa por 3 a 0 na última terça-feira (3), o Paraná terminou o primeiro turno da Série B em 3.º lugar, com 36 pontos, cinco à frente do Joinville, o primeiro time fora do G4. Números que deixam o Tricolor com 95,7% de chances de conseguir o acesso. A projeção é do matemático Marcelo de Leme Arruda, do site Chance de Gol, que ainda diz que o Tricolor tem 14,5% chances de levantar a taça da Segundona.

CARREGANDO :)

Pelas contas de Arruda, 73 pontos dão a uma equipe uma probabilidade de 99,9% de acesso. No ano passado, o quarto colocado Vitória subiu com 71 pontos e 21 triunfos. O São Caetano, com a mesma pontuação, mas uma vitória a menos na competição, amargou o 5º lugar. "São números baseados em parâmetros técnicos calculados para cada time, utilizando um histórico recente dos últimos 12 meses", explica o matemático.

De acordo com ele, o Palmeiras, líder da Série B, tem 99,5% de chances de subir e a Chapecoense, vice-líder, 98,7%. "Pela distância de pontos em relação ao quinto colocado [Palmeiras tem 11 a mais e a Chapecoense 9], a tendência é que estes dois times conquistem o acesso. O Paraná também segue esta tendência", diz Arruda. Os três times são os únicos com mais de 50% de probabilidade de estar na Série A em 2014.

Publicidade

Nos números apontados pelo matemático, chama a atenção que o Sport, quarto colocado, tem apenas 17,3% de chance de subir. Já o Joinville, mesmo na quinta posição, tem 44,7%. Algo que resulta da combinação de jogos e de algumas goleadas sofridas no ano.

"Uma goleada pode jogar a cotação do time lá para cima. O Paraná, por exemplo, empatou com o América-MG, que fez 5 a 0 no Sport. Isso interfere", justifica o matemático.