Na lateral direita ou no meio de campo, Ricardinho é fundamental para a troca de passes do Paraná.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

O volante Ricardinho normalmente é discreto em campo. Improvisado como lateral-direito no Paraná, porém, é fundamental para a equipe de Fernando Diniz. Para um treinador que valoriza o passe certo, o jogador é mais efetivo nesse quesito: é quem mais dá passes no Tricolor, com uma média de 46 por jogo.

CARREGANDO :)

Na lateral ou no meio de campo, Ricardinho é acionado com frequência para iniciar a transição da defesa para o ataque e também para o último passe para o gol. Segundo o site Footstats, no último jogo, contra o América-MG – perdeu por 2 a 0 –, o atleta deu 79 passes certos dos 534 de todo o time (15%). O adversário, no total, deu 116 passes.

Além dos passes, Ricardinho é destaque nos desarmes. Ele tem 36 desarmes no campeonato, o segundo do Tricolor nesse quesito.

Publicidade

Mesmo com bom desempenho, o jogador faz questão de valorizar a importância do grupo paranista e não só dele. “Quando ganha, ganha todo mundo”, lembra o lateral, até para amenizar a seca de gols dos atacantes tricolores. “Acho que evoluímos no quesito de criar jogadas, estamos jogando mais dentro do campo do adversário. Agora precisamos de um pouco mais de capricho de todos nós para que saiam os gols”, lembrou.

Com o time a três pontos da zona de rebaixamento, Ricardinho admitiu ainda que falta regularidade para o Paraná na Série B. “A nossa preocupação é com a nosso desempenho para que consigamos todos os jogos ter uma regularidade maior principalmente de pontos, até porque as nossas atuações têm sido um pouco mais coesas. Pensar jogo a jogo é o mais importante nesse momento”, afirmou.

Na próxima terça-feira o Tricolor enfrenta o Bragantino, às 21h30, fora de casa.