Quatro confrontos diretos vão definir a permanência do Paraná na Série B do Campeonato Brasileiro para 2015. Trazido de volta à briga contra o rebaixamento pelos resultados do fim de semana, o Tricolor tem apenas três pontos de vantagem sobre o Oeste, 17º colocado.
INFOGRÁFICO: Confira a matemática paranista no fim do campeonato
A série de "mata-matas" começa sábado (8), em Goiânia, contra o Vila Nova. O time goiano precisa vencer para não fechar a rodada matematicamente rebaixado. Na semana seguinte, o único jogo de exceção: na Vila Capanema, contra o Atlético-GO (11/11), atual quarto colocado. Depois, mais três confrontos diretos: Icasa, Bragantino (ambos fora) e América-RN (casa).
"É importante o confronto com equipes que estão próximas. É melhor do que não enfrentar esses adversários. Sempre são jogos de seis pontos, dependemos de nosso desempenho", afirmou, não o técnico Ricardinho, confiante. "Fico otimista com a produtividade do time. Se atuarmos como contra o Vasco, temos condições de vencer os futuros adversários", avaliou.
Confira a situação dos times que brigam contra o rebaixamento nesta reta final de Série B:
ABC 13º, 41 pontos, 12V, Gols: 28 x 34 (-6)Próximos jogosVasco (F)Portuguesa (F)Ceará (C)Vila Nova (F)Bragantino (c)Acima do Paraná na tabela, o time potiguar faz confronto direto apenas com o Bragantino, em casa, nas cinco rodadas restantes. Visita os dois piores times do campeonato, Portuguesa e Vila Nova, já rebaixados, além do Vasco, que briga pelo acesso.
Paraná14º, 41 pontos, 10V, Gols: 36 x 38 (-2)Próximos jogosVila Nova (F)Atlético-GO (c)Icasa (F)Bragantino (F)América-RN (c)Além de visitar Icasa e Bragantino, adversários diretos, o Paraná ainda recebe o Atlético-GO, que briga pelo acesso, e o América-RN, na rodada decisiva da Série B. Refresco? Só com o rebaixado Vila Nova, fora de casa.
Bragantino15º, 39 pontos, 11V, Gols: 40 x 50 (-10)Próximos jogosPonte Preta (C)Santa Cruz (C)Atlético-GO (F)Paraná (C)ABC (F)Além dos confrontos diretos diante de Paraná e ABC, nas duas partidas finais da competição, o Bragantino tenta a salvação contra adversários da ponta da tabela. Recebe a líder Ponte Preta e o 6º colocado Santa Cruz, e visita o Atlético-GO, 4º colocado, em Goiânia.
Icasa16º, 38 pontos, 10V, Gols: 28 x 35 (-7)Próximos jogosAmérica-MG (F)América-RN (F)Paraná (C)Vasco (F)Boa (C)O Verdão do Cariri pega três times ainda com chance de acesso (América-MG, Vasco e Boa) e faz dois confrontos diretos, contra América-RN e Paraná, uma possível decisão pela sobrevivência.
Oeste17º, 38 pontos, 9V, Gols: 35 x 47 (-12)Próximos jogosAvaí (F)Vila Nova (F)Náutico (C)Boa (F)Joinville (C)Com três confrontos com equipes que disputam o acesso, Avaí, Boa e Joinville, o time de Itápolis vai encarar ainda o Náutico, que está fora das brigas pelo acesso e pelo descenso, além do Vila Nova, que pode chegar rebaixado matematicamente ao confronto diante dos paulistas, a quatro rodadas do final da competição.
América-RN18º, 36 pontos, 10V, Gols: 37 x 47 (-7)Próximos jogosBoa (C)Icasa (C)Ponte Preta (F)Náutico (C)Paraná (F)Os dois jogos seguidos em casa permitem ao Mecão sair da ZR. Depois, tem grande chance de ser o convidado da festa do título da Ponte. O jogo do Náutico definirá em que condições o América-RN vem para a possível final com o Paraná, na Vila.
Vila Nova19º, 26 pontos, 3V, Gols: 25 x 52 (-27)Próximos jogosParaná (C)Oeste (C)Vasco (f)ABC (C)Portuguesa (f)A chance do Vila é meramente matemática. Mesmo que vença os cinco jogos que restam (em 33 rodadas, só ganhou três), tem chances remotas de escapar. O alento é que a tabela reserva três confrontos diretos e um com a rebaixada Portuguesa.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia