O Paraná finalmente jogará pela primeira vez na Vila Capanema com gramado novo. O reencontro com o estádio deveria ter ocorrido na estreia da Série B, mas acabou adiado para dar mais tempo de recuperação ao piso refeito. Por isso, ficou para a partida contra o Figueirense, hoje, às 16h20, a inauguração da grama que, se ainda não está nas condições ideais, arrancou elogios dos jogadores paranistas. A expectativa é que o "tapete" seja um aliado na busca pela volta à elite.
O primeiro contato com o novo gramado, ontem, em um treino depois de 80 dias de trabalho de "jardinagem" no local, deixou os jogadores animados. Apesar da satisfação boa parte do elenco destacou a importância de atuar em um campo melhor do que o da Vila Olímpica , os paranistas fizeram algumas ressalvas. A grama na pequena área ainda não teria "pegado" direito e há irregularidades nas emendas dos rolos.
Independentemente disso, o elenco aposta que após a Copa das Confederações a cancha estará ideal. Entre o duelo de terça-feira, contra o ASA, que marca o início da pausa para o evento-teste da Fifa, e o jogo do Atlético com o Grêmio, dia 7/7, da reabertura da praça esportiva, serão 26 dias sem partidas para maltratar o palco verde. Período propício para os retoques finais.
O Tricolor espera ter seu estilo de jogo favorecido pelo gramado remodelado: bola no chão com velocidade. "É um gramado grande, com boas condições, não ainda perfeitas, mas totalmente diferente do que foi o jogo no Boqueirão contra São Caetano. Com espaços, a gente não precisará levantar bolas na área. Qualquer equipe que enfrente o Paraná aqui e se feche, vai fazer sobrar algum espaço e isso é importante", explicou o técnico Dado Cavalcanti. "Um campo em condições melhor facilita. Estamos todos ansiosos para usufruir dessas condições melhores", completou o zagueiro Anderson.
Integrante assíduo do G4, o Figueirense tem nove pontos. A diretoria paranista cobrou do grupo um bom resultado contra um adversário direto pela briga pelo acesso.
Ao vivo
Paraná x Figueirense, às 16h20.