Em situação difícil na Série B, o Paraná se apega ao bom retrospecto contra os adversários que restam. Nas últimas seis partidas do primeiro turno, o Tricolor conquistou 13 de 18 pontos possíveis. Vitórias sobre Boa Esporte (3 a 1), Sport (1 a 0), Guaratinguetá (4 a 0) e Icasa (3 a 0), empate com a Chapecoense (2 a 2) e derrota para o Palmeiras (2 a 1). Aproveitamento de 72,2% dos pontos.
"A gente tem de considerar tudo que é positivo. Nós olhamos os adversários e pensamos que vai ser difícil, mas tivemos êxitos contra esses mesmos adversários", comenta o volante Ricardo Conceição.
Para alcançar o acesso, será preciso incrementar a marca. A expectativa é de que sejam necessários de 15 a 16 pontos. Atualmente, o Tricolor é o 6.º colocado, com 50 pontos, três a menos que o Avaí, o 4.º.
Ainda assim, há outro ponto favorável capaz de injetar otimismo na veia paranista. Os jogos com Palmeiras e Chapecoense os dois oponentes que barraram o Tricolor na fase inicial desta vez serão disputados na Vila Capanema.
O Porco é o primeiro adversário, no próximo sábado, às 16h20. Depois, o Boa (fora), Chapecoense (casa), Sport (fora), Guaratinguetá (fora) e Icasa (casa). "Agora tem que ser erro zero. Vamos enfrentar concorrentes diretos e ainda temos de torcer para alguns tropeços", diz Édson Sitta.
Para o Paraná voltar ao G4 já na 32.ª rodada é preciso torcer por uma derrota do Avaí no clássico com o Figueirense, na Ressacada, e que o Icasa não vença o Boa Esporte, no Romeirão. E, claro, bater o Palmeiras.
"Esta semana vai decidir muita coisa. Mas a gente tem que jogar bola também. Não adianta orar bastante e não correr, não jogar, não adianta nada", afirma Conceição.
Para tanto, o Tricolor precisa recuperar o bom futebol e o status de anfitrião implacável. No primeiro turno, foram sete vitórias e dois empates no Durival Britto: 85,1% de aproveitamento. No segundo, o cenário é outro: três vitórias, um empate e três derrotas: apenas 47,6% dos pontos.
"Nós perdermos pontos que não poderíamos. Infelizmente, demos uma caída. O Dado não conseguiu dar uma sequência para a equipe, com lesão, suspensão. Mas agora já passou e temos que buscar o nosso lugar ao sol", declara Sitta.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Deixe sua opinião