O acesso do Palmeiras na Série B, com seis jogos de antecedência, não significa "vida fácil" para o Paraná no confronto de sábado, às 16h20, na Vila Capanema. É o que aponta o retrospecto dos times que conseguiram adiantar o retorno para a elite nas temporadas anteriores. Ninguém diminuiu o ritmo apesar da vaga garantida.
O principal exemplo é o Corinthians em 2008. O Alvinegro paulista também subiu restando seis partidas, com aproveitamento de 73% até a 32.ª rodada. Porém, mesmo com a passagem confirmada, o Timão venceu cinco dos seis últimos compromissos, conquistando 83% dos pontos.
Outro exemplo é a Portuguesa. Em 2011 a equipe também sacramentou o acesso com seis jogos para o fim e obteve aproveitamento de 70%. Apelidada de Barcelusa naquela temporada, em referência ao Barcelona, os paulistas não relaxaram e conquistaram 77% dos pontos nos confrontos derradeiros, com quatro vitórias e dois empates.
O discurso para manter em alta o nível de competitividade é sempre o mesmo. Após alcançar a vaga, o objetivo passa a ser o título da disputa. Exatamente como está ocorrendo com o Palmeiras, que virá para Curitiba empenhado na busca da taça.
Outros exemplos, no entanto, dão esperança aos paranistas. Os times que subiram próximo do fim da competição não mantiveram o rendimento. O Vasco, em 2009, tinha 68% de aproveitamento até o acesso, na 34.ª rodada. Venceu os dois jogos seguintes, mas perdeu os dois últimos, 50% dos pontos pós-acesso. O Coritiba em 2007 e 2010 também se encaixa no perfil.
Para barrar as pretensões de título do Palmeiras, o Paraná conta com o apoio de seu torcedor. A diretoria tricolor confirmou ontem o aumento do preço dos ingressos para R$ 80. Entretanto, as primeiras 4 mil entradas serão vendidas por R$ 40 até quinta-feira. A mesma promoção vale para os visitantes, considerando os primeiros 400 bilhetes.
O técnico Dado Cavalcanti já tem dois desfalques certos para sábado. Os atacantes Luisinho (ombro) e Reinaldo (coxa direita) sofreram contusões na derrota para o Joinville (1 a 0), no sábado, e estão vetados pelo departamento médico paranista.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Deixe sua opinião