O calendário oficial da Primeira Liga, ou Copa Sul-Minas-Rio, será divulgado na próxima segunda-feira (19). Uma reunião entre o presidente da Liga, Alexandre Kalil, e representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quinta-feira (15), na sede da entidade, selou o novo passo para que a primeira edição do torneio aconteça em 2016.
“Está tudo perfeito, a reunião foi maravilhosa. Até segunda-feira vamos acertar detalhes para publicarmos a tabela. Deveremos ter jogos em cinco datas”, confirmou Kalil, em entrevista à Gazeta do Povo.
O anúncio provavelmente confirmará o formato com cinco datas e 12 clubes. São dois representantes de cada um dos cinco estados participantes, além de outros dois clubes definidos pelo ranking da CBF. Sendo assim, Atlético e Coritiba, pelo Paraná; Grêmio e Internacional, pelo Rio Grande do Sul; Figueirense e Avaí, por Santa Catarina; Flamengo e Fluminense, representando o Rio de Janeiro; além de Chapecoense (SC) e América (MG) devem disputar a primeira edição.
A reunião desta quinta-feira definiu também detalhes sobre a arbitragem e os possíveis julgamentos da competição, que contarão com o apoio da CBF. Segundo Kalil, a arbitragem da Liga será subordinada à CBF. Já o corpo de julgamento estará atrelado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas terá uma câmara especial exclusiva para os jogos da Primeira Liga.
“Está tudo perfeitamente em ordem. O corpo de julgamento fará parte do STJD, mas trabalhará exclusivamente para a Liga, ou seja, somente julgará casos da Sul-Minas-Rio”, complementa Kalil, ex-presidente do Atlético-MG.