Após perder o primeiro jogo da decisão estadual por 2 a 1, o Goiás, dono da melhor campanha nas primeiras fases, precisava de uma vitória simples para ampliar sua hegemonia no estado. E foi exatamente o que aconteceu neste domingo, no Serra Dourada. Com gols de Iarley e Felipe, o time esmeraldino derrotou o Atlético-GO, que tinha a vantagem do empate, por 2 a 0 e sagrou-se campeão goiano pela 22ª vez.
A conquista impediu o Verdão de amargar o terceiro vice-campeonato seguido, já que, em 2008 e 2007, perdeu o título para Itumbiara, então comandado por PC Gusmão, e para o próprio Atlético.
Esmeraldino parte para cima do Dragão
Precisando da vitória, o Goiás tomou a iniciativa do jogo e foi para cima do Atlético logo no início. E não demorou para o domínio esmeraldino dar resultado. Aos nove minutos, Zé Carlos tentou chutar para o gol, a bola bateu na zaga e sobrou para Iarley. O atacante do Verdão, com muita categoria, deu um toque sutil na saída do goleiro Márcio, e abriu o placar do Serra Dourada.
No entanto, dois minutos depois, o Dragão quase jogou um balde de água fria na alegria do Goiás. Róbston cobrou falta com perfeição no canto direito de Harlei. O goleiro se esticou todo para fazer grande defesa.
Insatisfeito com o rendimento do time, o técnico Paulo César Gusmão promoveu a primeira alteração aos 29 minutos, quando Francismar deu lugar a Wesley. A mudança não deu resultado. O meio-de-campo do Atlético continuava perdido, dando muito espaço para o avanço do time esmeraldino.
Aos 40 minutos, Chiquinho invadiu a área do Goiás e foi derrubado por Everton. O árbitro mandou o jogo seguir. O lance acordou o time atleticano, que teve mais duas chances de empatar a partida até o fim da etapa inicial.
Felipe decreta a vitória e o título do Verdão
O Altético voltou para o segundo tempo disposto a garantir o empate que lhe garantiria o título estadual. Tanto que, aos dez minutos, Róbston chutou para o gol, cara a cara com o goleiro Harlei, que fez defesa incrível, salvando o Goiás.
E a pressão do Dragão continuou. Ao contrário da etapa inicial, o time passou a atacar de forma organizada, levando muito perigo à defesa esmeraldina. Fechado na defesa, o Goiás chutava pouco, até que, aos 24 minutos, Iarley, novamente ele, bateu de longe e a bola explodiu no travessão.
Nos minutos seguintes, o Atlético atacava por todos os lados e o Goiás, apenas se defendia. No fim, Felipe resolveu arriscar da intermediária e marcou um golaço por cobertura, selando a vitória e, consequentemente, o título esmeraldino.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião