Para os pilotos, o GP da Bélgica é um dos favoritos do calendário, graças a seu desafiador traçado de 7 km. Em relação à cobertura jornalística, a prova também é muito especial, a começar pela viagem até aqui.

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Como não há grandes cidades por perto (com aeroportos internacionais), o melhor jeito é escolher uma metrópole e vir dirigindo: como fiz quando vim pela primeira vez, optei por Paris, que fica a cerca de 350 km.

Desta vez, escolhi uma rota que passa pela região da Champagne: nada mais apropriado para uma cobertura que terminará no pódio com a bebida típica desta região da França, certo?

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Já a menos de 100 km de Spa, dirigir pelas sinuosas estradas belgas ajuda a entender o porquê de tanta devoção dos pilotos por este GP. Como o circuito é composto de antigos trechos de rodovias vicinais, ele é repleto de curvas de alta velocidade, com longos trechos de reta e com subidas e descidas típicas de uma região serrana.

A famosa curva "Eau Rouge", por exemplo, é um S de alta, feito em uma subida impressionantemente íngreme, que tem vista privilegiada de onde ficamos, na sala de imprensa. Pela tevê, não dá para imaginar o quão alta é a subida!

Na sexta-feira, por sinal, a diversão era ver o spray espalhado pelos carros na famosa curva em meio à igualmente famosa chuva belga. O problema é que o aguaceiro foi muito forte, praticamente arruinando as atividades de pista. Nem deu para matar as saudades da F1 depois de um mês de férias.

A previsão indica melhora no tempo hoje e no domingo, por isso poucos se arriscaram no temporal. A lista de favoritos continua incluindo os ponteiros do campeonato: Fernando Alonso, Lewis Hamilton e a dupla da Red Bull, Sebastian Vettel e Mark Webber. Mas muito se falou hoje no paddock da possível primeira vitória da Lotus, que já bateu na trave algumas vezes. Kimi Raikkonen tem excelente retrospecto em Spa-Francorchamps.

Os brasileiros encaram mais uma vez um GP decisivo, com Massa e Bruno Senna parecendo tranquilos rumo a renovação com suas atuais equipes. O sobrinho de Ayrton, por sinal, fez uma ótima classificação em sua estreia no ano passado pela Lotus-Renault.

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Com tantos ingredientes, a chuva pode tornar o GP ainda mais imprevisível. Mas, aqui no circuito de Spa-Francorchamps, a surpresa é se ela não vier...