O Grêmio despachou a má fase neste sábado, venceu o Botafogo por 2 a 1, no Estádio Olímpico, e se manteve na cola do líder Palmeiras: tem os mesmos 53 pontos, mas uma vitória a menos, 15 contra 16. Para o Botafogo, a derrota foi uma tragédia, porque, com 43 pontos, o time ficou mais longe da briga por uma vaga na Libertadores e praticamente deu adeus às chances de título.
Assim como o rival Palmeiras, que ganhou do Atlético-MG de virada, por 3 a 1, o Grêmio também passou um sufoco no Olímpico. O time também saiu perdendo, mesmo jogando em casa, conseguiu o empate ainda no primeiro tempo e conseguiu a vantagem na etapa final.
O Botafogo abriu o placar aos 30 minutos, com Renato Silva, que aproveitou na pequena área um rebote do goleiro Victor após cobrança de falta, num jogo que vinha muito equilibrado. O gol saiu logo após o do Atlético-MG contra o Palmeiras, em São Paulo e acendeu o sinal de alerta para os gaúchos, já que o time estava havia quatro jogos sem vencer. O Grêmio, no entanto, não se abalou e empatou em seguida: Douglas Costa acertou um belo chute de fora da área, aos 32 minutos.
No segundo tempo, o Grêmio foi para cima, pressionou mais que o rival e conseguiu a virada aos 18 minutos: Douglas Costa cobrou escanteio bem fechado e Réver acertou uma cabeçada de dentro da pequena área. O Botafogo ainda tentou, mas não conseguiu chegar ao empate, e a vitória manteve o Grêmio na caça ao Palmeiras, que a essa altura também já tinha virado seu jogo em São Paulo.
O Grêmio volta a campo na próxima quarta-feira, para enfrentar o Santos, no Estádio Olímpico. O Botafogo joga no dia seguinte contra o Vitória, no Engenhão.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Quais são as piores rodovias do Brasil que estão concedidas à iniciativa privada