O piloto britânico Lewis Hamilton acredita estar em melhores condições de se transformar no mais jovem campeão da Fórmula 1 neste fim de semana, em Xangai, do que estava no ano passado, quando fracassou na tentativa.
Hamilton, 23, da McLaren, conquistará o título em sua segunda temporada na categoria se vencer a penúltima corrida do ano, no domingo, e se o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, terminar a prova em quinto lugar ou abaixo disso.
Depois da decepcionante corrida no Japão, porém, o britânico precisará da força mental de um campeão para percorrer a pista onde, em 2007, viu começar a ruir seu sonho e onde a Ferrari sempre conseguiu bons resultados.
"Estou otimista a respeito do futuro", afirmou Hamilton depois de uma largada ruim e uma colisão com Massa tê-lo impedido de conquistar pontos em Fuji, no fim de semana passado.
"Acho que vou estar bastante forte na China, neste fim de semana, e mais perto da Ferrari do que no ano passado. O mesmo vale para o Brasil. Sendo assim, essas próximas duas corridas podem oferecer aos torcedores algumas das disputas mais acirradas dessa temporada."
No ano passado, Hamilton precisava apenas terminar o Grande Prêmio da China à frente de seus rivais na corrida pelo título a fim de sagrar-se campeão. Mas o britânico acabou invadindo a caixa de brita, na entrada do pit lane, e viu evaporar a vantagem de 17 pontos que tinha em relação a Kimi Raikkonen (piloto da Ferrari que acabou por conquistar o título).
Neste ano, Massa, companheiro de equipe de finlandês, encontra-se cinco pontos atrás de Hamilton no momento em que há ainda 20 pontos a serem disputados nas duas últimas corridas. O brasileiro é assim o piloto da Ferrari com mais chances de vencer o campeonato. A boa notícia para Hamilton é que Massa tampouco se encontra em uma maré de muita sorte.
O brasileiro, 27, não subiu ao pódio nas últimas três corridas e também experimentou uma prova nervosa no Japão, colidindo com Sebastien Bourdais, da Toro Rosso, além de com Hamilton. Os dois culparam Massa pelos incidentes.
A Ferrari venceu três das quatro corridas já realizadas em Xangai, uma pista projetada por Hermann Tilke. E Massa estará motivado diante da possibilidade de virar campeão na última prova do ano, que ocorre no Brasil.
"Vamos nos dedicar ao máximo nas nossas duas últimas corridas", afirmou depois de ficar em sétimo lugar no Japão. "Temos um grande potencial e precisamos fazer tudo o que for necessário para explorar isso."
- Equipes estudam fim do reabastecimento na Fórmula 1
- Ritmo forte no Japão pode complicar Felipe Massa em Xangai
- Pilotos reclamam das atitudes de Lewis Hamilton durante a corrida
- Ex-campeões britânicos de F1 pedem que Hamilton mantenha a calma
- Damon Hill: "Hamilton está impaciente para ganhar seu primeiro título"
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião