O recordista mundial Haile Gebrselassie anunciou neste domingo (7) a sua aposentadoria, após abandonar a disputa da Maratona de Nova York, nos Estados Unidos. O etíope de 37 anos é considerado o melhor fundista da história, com uma carreira recheada de conquistas e recordes em diferentes distâncias no atletismo.
Gebrselassie desistiu da corrida deste domingo no 25.º quilômetro por conta de uma lesão no joelho direito. No sábado, exames mostraram fluido e constataram uma tendinite no local. Mesmo assim, ele resolveu correr em Nova York. Depois, porém, surpreendeu ao anunciar a sua aposentadoria.
"Estou me aposentando. É hora de me afastar e dar chances aos mais jovens", declarou o etíope, momentos depois da vitória do estreante Gebre Gebremariam, também da Etiópia.
"Nunca havia pensado na minha aposentadoria. Mas, pela primeira vez, este é o dia [de tomar esta decisão]. Deixem-me parar e procurar outro trabalho. Eu me esforcei bastante para vencer esta corrida, mas não deu certo", lamentou o experiente corredor que acumulou 27 recordes mundiais em sua vitoriosa carreira.
Sua principal marca foi conquistada em 2008, quando cravou, na Maratona de Berlim, o tempo de 2min03s59, tempo insuperável até hoje. Gebrselassie ainda detém os recordes das provas de 20 mil metros, de Uma Hora e de 30km.
O etíope ostenta ainda duas conquistas olímpicas, ambas nos 10 mil metros, nos Jogos de Atlanta/1996 e Sydney/2000. Gebrselassie também soma oito títulos mundiais, nas distâncias de 1.500 metros, 3 mil, 5 mil e 10 mil metros.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião