A imprensa internacional destacou a vitória soberana do Barcelona sobre o Santos na final do Mundial de Clubes na manhã deste domingo (18), em Yokohama, no Japão. A goleada de 4 a 0, segundo os jornais, corroborou o título de melhor time do mundo ao Barça e de melhor jogador do mundo ao meia argentino Lionel Messi.
O site do jornal Sport, da Espanha, apresentou o título "Deuses e Santos", referindo-se ao alto nível que o Barcelona vem apresentando nos últimos anos. O diário AS, de Barcelona e cujas matérias são reconhecidamente a favor do time catalão, também reforçou o poder do Barça e de Messi no título "O Rei Barça", em português. Até mesmo o jornal Marca, de Madri, que normalmente tem matérias a favor do rival Real Madrid, rendeu-se ao poderio azul-grená. Também em português, o Marca estampou em seu site neste domingo a manchete "O Rei do Mundo", em relação à atuação do Barça na final do Mundial de Clubes.
O principal jornal da Espanha e um dos mais influentes do mundo, o El País cravou que os catalães dançaram sobre os brasileiros com a manchete "Barcelona baila em cima do mundo".
Na Argentina, ao contrário do que normalmente acontece, não fizeram muita piada em cima da rivalidade com o futebol brasileiro. Mesmo tendo um argentino como principal jogador do Barcelona, os jornais prefiriram apenas ressaltar a qualidade de Messi, que normalmente não joga bem na seleção Argentina como no Barça. "Deuses do futebol", foi o destaque do Olé, o principal jornal esportivo argentino. "Messi conduziu pela mão o Barcelona campeão", foi a manchete de esportes do Clarín.
- Guardiola exalta base e estilo de jogo do Barcelona
- Muricy fala em voltar ao Mundial e ameniza derrota
- Messi leva prêmio de melhor jogador e Neymar fica em terceiro
- Depois da goleada, Elano exalta a temporada santista
- Para Daniel Alves, título confirma Barça como referência no futebol
- "Tivemos uma aula de futebol", declara Neymar sobre vitória do Barça
- Santos perde final do Mundial de Clubes por goleada para o Barcelona
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp