O 2º Footecon - Fórum internacional de futebol - começou nesta nesta quarta-feira, no Hotel Sheraton, no Rio de Janeiro. Carlos Alberto Parreira, técnico da seleção brasileira, fez um breve discurso para abrir o evento. O radialista José Carlos Araújo, da Rádio Globo, é o apresentador oficial.

CARREGANDO :)

- É uma honra muito grande organizar um evento como esse. Era uma lacuna que existia no futebol brasileiro. Vamos ter aqui três treinadores campeões do mundo, cinco campeões brasileiros, o técnico da seleção da Alemanha. É uma honra realizar um fórum como esse - disse Parreira.

O presidente de honra da Fifa, o brasileiro João Havelange, fez a abertura solene do evento. O tema foi a evolução do futebol mundial.

Publicidade

- O Parreira uma vez me disse que se pudesse dar a velocidade de hoje à Seleção de 70 ela seria imbatível nos dias atuais. Concordo - disse Havelange, para em seguida falar da arbitragem.

- Em 1970, um juiz corria seis quilômetros. Em 1994, já eram 15 quilômetros. Os árbitros poderiam ir à Copa até com 55 anos. Hoje foi reduzido para 45 anos - completou.

João Havelange mostrou-se contra a adoção da tecnologia no futebol, como o uso de imagens de televisão para os árbitros tirarem dúvidas em lances polêmicos durante as partidas.

- Quando fosse presidente, nunca aceitaria usar a televisão para tirar dúvida no futebol. Passo mal e vou ao hospital e a televisão vai junto comigo. O médico fala que é grave e a câmera me acompanha para a sala de operação. Há um erro médico e eu morro. A televisão grava tudo. E aí pergunto. A televisão vai me dar a vida novamente? Por isso, falo. Deixem o futebol viver. Deixe da forma que está - disse João Havelange.

Publicidade