O polonês Robert Kubica, da BMW, mostrou-se preocupado com as novidades aerodinâmicas da Fórmula 1 para 2009. As asas dianteiras mais largas e o aerofólio traseiro mais fino causaram não só estranheza estética no piloto, que admitiu "não ser um carro dos mais bonitos", mas também o temor de que o número de acidentes possa aumentar, principalmente nas largadas.
"Essa asa é muito larga. Estou curioso para ver quantas vão voar pelos ares na largada do GP da Austrália", disse o piloto ao jornal italiano "La Gazzetta dello Sport". Sobre o desenho do carro, que ele mesmo havia criticado durante os testes em Barcelona, o polonês parece ter mudado de idéia - ou pelo menos, se acostumado. "Ele parece melhor visto de dentro do cockpit", disse.
As asas dianteiras para 2009 foram alargadas, quase cobrindo os pneus, enquanto as traseiras ficaram mais baixas e estreitas, parecidas com carros de categorias menores. Além disso, estão entre as novidades a adoção do Kers, sistema de recuperação de energia que permitirá algumas "injeções" de potência durante alguns segundos por volta, e os pneus slick, sem ranhuras, que voltam a ser usados depois de mais de uma década.
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