O piloto Nasser Al-Attiyah, do Catar, era o líder da classificação geral dos carros, mas foi eliminado do Rally Dakar. A organização da prova aplicou a dura punição porque ele não passou por um dos postos obrigatórios do percurso desta quinta-feira, quando foi realizada a sexta etapa.
Al-Attiyah, inclusive, tinha sido o primeiro colocado na etapa desta quinta-feira, o que aumentou sua vantagem na liderança geral do rali. Mas, logo depois de completar o percurso de 178 quilômetros entre as cidades de San Rafael e Mendoza - ambas na Argentina -, ele admitiu não ter passado pelo posto obrigatório.
A justificativa de Al-Attiyah foi de que seu carro tinha problemas mecânicos e que não suportaria passar pelas dunas onde estava o posto obrigatório. Mas a organização do Rally Dakar não aceitou as explicações e optou pela eliminação do piloto do Catar, que competia com a navegadora sueca Tina Thorner.
Assim, com a eliminação de Al-Attiyah, o piloto sul-africano Giniel De Villiers passou a ser o vencedor da sexta etapa, assumindo também a liderança na classificação geral dos carros no Rally Dakar.
- Marc Coma se recupera e abre vantagem no Rally Dakar
- Brasileiro sofre acidente e abandona Rally Dakar
- Edema pulmonar causou a morte de francês no Dakar
- Príncipe do Catar retoma liderança entre os carros no Rally Dakar
- Competidor francês é primeira vítima do Dakar em 2009
- Dois pilotos britânicos sofrem acidente no Rally Dakar e estão em coma induzido
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano