O lance mais polêmico do futebol mundial em 2009 estará em pauta na segunda pré-temporada da arbitragem paranaense. A ajeitada de mão de Thierry Henry, que ajudou a levar a França para a Copa do Mundo da África do Sul, será trabalhada pela cúpula do apito local na preparação de árbitros e auxiliares do estado para 2010.

CARREGANDO :)

A intenção é explorar o exemplo nas orientações à arbitragem sobre como tomar a melhor decisão em um lance difícil. O tema já havia sido trabalhado no ano passado, mas será reforçado nesse ano, em parte, por causa da artimanha do astro francês, que escapou dos olhos do árbitro e do bandeira da partida com a Irlanda, mas não das câmeras de tevê. Os cinegrafistas flagraram o acintoso domínio de bola do jogador com a mão esquerda, antes de passar para o zagueiro Gallas fazer o gol da vitória azul, no fim da prorrogação.

"Sou a favor da tecnologia das câmeras em alguns lances que podem ser decisivos para o resultado da partida, mas para os lances interpretativos, a decisão fica por conta do árbitro", comentou o chefe do apito paranaense, Afonso Victor de Oliveira.

Publicidade

O treinamento ocorre na próxima semana, de segunda a quarta-feira, em Cascavel. São esperados para o evento 25 árbitros e 50 auxiliares do quadro estadual, além de instrutores da Fifa e da CBF.

O treinamento realizado seguirá os mesmos padrões de qualidade da Fifa e CBF. O objetivo é deixar os apitadores paranaenses habituados com o padrão mundial de arbitragem.

"Nosso principal objetivo é a qualidade da arbitragem no Campeonato Paranaense, mas os nossos árbitros estão aptos a apitar competições nacionais e internacionais", afirmou Oliveira.

A exemplo do ano passado, a pré-temporada ocorrerá na Faculdade Assis Gurcaz (FAG), de Cascavel, que terá novamente sua marca estampada no uniforme dos árbitros em 2010. Já há conversações para a renovação, embora Oliveira ressalte que outras empresas demonstraram interesse em alguma parceria. As negociações ficam para depois do Campeonato Paranaense.

Foram convidados cinco instrutores para a pré-temporada: Sérgio Corrêa da Silva, presidente da comissão de arbitragem da CBF; Roberto Perassi, diretor da Escola de Árbitros da Federação Paulista; Dionísio Roberto Domingos, instrutor da CBF; Aristeu Leonardo Tavares, instrutor da CBF e da Fifa; Márcio Verri Brandão, instrutor da Federação Paranaense. O encontro será encerrado com o sorteio dos árbitros para a primeira rodada do Estadual.

Publicidade