• Carregando...

Meia dúzia de operários e uma máquina deram o apito inicial para as obras do Maracanã visando à Copa do Mundo de 2014. A secretária estadual de esportes, Márcia Lins, esteve no local na tarde desta segunda-feira (1º) e informou algumas diretrizes do cronograma que será seguido até dezembro de 2012, data estipulada para a entrega do estádio.

Nos primeiros 45 dias, será feio o estudo do solo da região para atacar um dos principais problemas do local: o escoamento dos torcedores. Para combater a lentidão, serão construídas quatro novas rampas e outro acesso no nível da rua, perto da Uerj. A Fifa exige que não passe de oito minutos, e atualmente a demora em jogos com estádio cheio varia de 20 a 30 minutos. A etapa iniciada nesta segunda-feira servirá para descobrir o ponto exato em que as edificações devem ser feitas.

"Essas novas rampas serão muito importantes para a circulação do público. O solo do Maracanã é complicado e a sondagem feita por essa máquina servirá para apontar até que ponto teremos que escavar. O trabalho braçal já começou", disse Márcia Lins.

Atualmente posicionados na parte superior do estádio, os camarotes serão remanejados e, desta forma, as rampas monumentais, atualmente desativadas, voltarão a ser utilizadas para entrada e saída do público.

Dentre as melhorias no entorno do estádio, está a ligação com a Quinta da Boa Vista, sobre a linha férrea.

"Será o grande legado da Copa do Mundo. O Maracanã vai se transformar em um grande parque público. Sem a laje sobre a linha férrea, os dois complexos parecem distantes, mas a comunicação com a Quinta da Boa Vista tem apenas 100 metros", explicou Márcia.

A licitação para a obra integral, orçada em R$ 600 milhões, acontecerá no início deste mês, e a empresa vencedora começa o trabalho efetivo em abril. As primeiras alterações serão nas áreas externas para não atrapalhar o fluxo de torcedores enquanto o estádio estiver aberto.

A secretária informou que o compromisso é de o Maracanã receber jogos até o fim do Campeonato Carioca, dia 9 de maio. Desta forma, caso se classifique, o Flamengo pode ter que escolher outra casa nas fases finais da Taça Libertadores:

"A prioridade é preparar o Maracanã para Copa do Mundo e cumprir nosso prazo até dezembro de 2012. Em maio, vamos nos reunir com a Fifa para saber se há a necessidade de fechar o estádio (antes do fim da Libertadores). Se houver problemas, os clubes serão avisados".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]