Alviverdes
Renovação
Enquanto a situação de Marcelinho Paraíba deve ser resolvida hoje, a do zagueiro Démerson foi solucionada ainda no dia da partida contra o Palmeiras, quarta- feira. O jogador teve seu contrato de empréstimo renovado pelo Cabofriense e ficará até o fim do ano no Alto da Glória.
Substitutos
O técnico Ney Franco não está preocupado com os desfalques que terá para o jogo de amanhã, contra o Santo André. De acordo com o treinador, o elenco tem atletas que podem substituir Leandro Donizete e Pereira, expulsos contra o Palmeiras, sem que a qualidade da equipe caia. Brigam pela vaga na zaga Démerson, Cleiton e Felipe. No meio, Dirceu e Willian.
Treino
O Coritiba treina hoje pela manhã no CT da Graciosa e logo após viaja para São Paulo. Ariel deverá fazer um novo teste com bola para ver se poderá se juntar ao grupo.
Coritiba 100 anos
Faltam 52 dias - 21 de agosto
... Em 1948, nasce Altevir Guilhem de Salles, em Curitiba. O goleiro Altevir defendeu o Alviverde no 1º semestre de 1978, durante as disputas do Brasileiro.
... Em 1983, o Coritiba vence o Grêmio, em Maringá, por 1 a 0. Como curiosidade, nesta partida a torcida maringaense atirou moedas no técnico coritibano Borba Filho, que havia trocado o clube do interior pelo da capital, semanas antes.
... Em 1996, o Coritiba vence o Atlético-MG por 1 a 0, com um golaço do meia Alex (Alexsandro de Souza).
... Em 2002, com gols de Lima e Lúcio Flávio, a equipe do Alto da Glória derrota o Flamengo, por 2 a 1.
... Em 2005, é disputada a partida Coritiba x Inter, em Porto Alegre, pelo Brasileiro. O confronto, apitado por Edílson Pereira de Carvalho, posteriormente foi anulado por indícios de manipulação de resultados.
Visite www.historiadocoritiba.com.br e conheça mais a respeito do passado alviverde.
O Coritiba deverá anunciar hoje a permanência de Marcelinho Paraíba no Alto da Glória até junho de 2010. Uma reunião por voltas das 17 horas, no Hotel Hilton, no bairro Morumbi, em São Paulo, definirá a prorrogação de contrato do jogador com o Alviverde.
Não há mais empecilhos para que o acerto ocorra. A maioria dos detalhes foi acertada no começo da semana, quando um outro encontro ocorreu, em Curitiba. Mesmo com o surgimento de nova proposta pelo atleta, dessa vez da Alemanha, onde Marcelinho atuou por sete anos (Hertha Berlim e Wolfsburg), o jogador já avisou seus empresários de que prefere ficar na capital paranaense.
A tentativa de alguns clubes exterior de tirar Marcelinho do Coxa ainda nesta janela no atual contrato há uma cláusula que o libera sem ônus se a transferência for para o exterior obrigou o Alviverde a aumentar a proposta pelo jogador. Isso teria ocorrido logo depois de o Coritiba fechar o patrocínio com o banco mineiro BMG. O artilheiro do Brasileirão, com 10 gols, ficou satisfeito com os valores e, verbalmente, se comprometeu a permanecer no Alto da Glória.
"Tivemos várias propostas, mas não chegaram a produzir coceira", afirmou o presidente do Coritiba, Jair Cirino. O dirigente chegou a brincar quando perguntado sobre qual o tamanho do esforço financeiro que o clube terá de fazer para manter o ídolo. "É baratinho...".
Desde a abertura da janela de transferências, no começo de julho, os empresários de Marcelinho, Orlando Almeida e Joseph Lee, acenam com possibilidades tentadoras para o craque deixar o Alviverde. Até agora , a única oficial teria vindo dos Emirados Árabes. Hoje, deverá ser apresentada também a oferta do tal clube alemão.
"Tudo depende do Marcelo agora. Vou apenas passar a proposta para o jogador", disse Lee.
No encontro, estarão presentes o jogador e seus procuradores, além do gerente de futebol do Coritiba, Felipe Ximenes. É ele que, pelo lado do Coxa, está conduzindo a negociação do atleta desde antes da abertura da janela de transferências.
Entre as exigências do dirigente para o vínculo deverá estar uma cláusula contratual impondo um multa pesada para a saída do atleta antes do fim do novo trato. Já a data-limite do novo acerto com Paraíba, dia 30 de junho, é explicado pela Copa do Brasil, que acaba dentro deste prazo.
Mesmo com o acerto, o documento só deverá ser assinado pelo jogador quando o time retornar a Curitiba, após o confronto com o Santo André, amanhã, às 18h30, no Estádio Bruno José Daniel.
* * * * *
Interatividade
Com a permanência de Marcelinho Paraíba, até onde o Coritiba pode chegar no Campeonato Brasileiro?
Escreva para arquibancada@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Gazeta Esportiva