Atleticanas
Gente Nova 1
Roberto Karam assume hoje a coordenação de Comunicação, Marketing e Relações Públicas do Atlético. De acordo com o site oficial do clube, a função não será remunerada. Karam trabalhou como relações-públicas do Rubro-Negro em 2001, ano da conquista do título brasileiro.
Gente Nova 2
Quem também está retornando ao Furacão é Edílson Thiele. Ele chefiará novamente o Departamento Médico do clube, função que exerceu até janeiro de 2005. O cargo era ocupado até o fim da temporada passada pelo cardiologista Paulo Brofmann. "Faço aniversário na quarta-feira (hoje) e foi um presente para mim este convite para voltar", disse ele, ao site oficial. Thiele não será remunerado.
Reffis
Thiele planeja transformar o DM atleticano em um "Centro de Excelência na Recuperação do Atleta Profissional de futebol", algo parecido com que acontece em clubes como São Paulo (Reffis) e Santos (Cepraf).
Plantão médico
O goleiro Galatto e o armador Netinho seguem trabalhando no CT do Caju. Ambos se recuperam de dores musculares. A expectativa é de que os jogadores estejam à disposição no fim de semana.
Toledo testa a força doméstica
Em seu quarto jogo em casa, o Toledo quer confirmar contra o Atlético sua eficiência jogando dentro de seus domínios marca adquirida no Estadual do ano passado, quando ficou invicto os dez jogos em que foi mandante (foram nove vitórias e 1 empate).
Sempre que pode, Marcinho costuma dizer que a sua passagem pelo Atlético tem um jeito de recomeço. Tem razão. Depois de brilhar com as camisas de São Caetano e Palmeiras, entre 2003 e 2006, e chegar à seleção brasileira, o meia vive um período de baixa. Não foi bem no Cruzeiro nem no Kashima Antlers (Japão). No Oriente, passou boa parte da temporada no banco de reservas.
É aí que entra o Rubro-Negro no caminho de Marcinho. Principal contratação do ano, o jogador quer recuperar o terreno perdido. A oportunidade pode ser hoje, a partir das 21h50, contra o Toledo, no Oeste do estado. Dentro da filosofia do técnico Geninho de dar oportunidade a todos nesta primeira fase do Estadual, será titular pela primeira vez em 2009, no lugar do paraguaio Julio dos Santos. Era o que pedia para mostrar que o velho Marcinho ainda vive.
"Estava esperando uma chance. Quando acertei com o Atlético, falei que começaria do zero, buscaria meu espaço novamente. Vai ser assim. Sofri nesses dois anos com muitas contusões, agora será diferente", disse ele, por telefone, de Guaíra, onde o time ficou concentrado para o duelo com o Toledo.
Até o momento, os atleticanos puderam ver apenas lampejos do impetuoso jogador, convocado pelo técnico Carlos Alberto Parreira para o amistoso contra a Guatemala, em 2005. Um deles, o gol marcado no triunfo sobre o J. Malucelli (3 a 1), já foi reservado para a edição dos melhores momentos do atual Campeonato Paranaense. "É diferente quando você sai jogando. O ritmo é outro. Terei mais tempo para mostrar meu futebol."
A entrada de Marcinho não é a única novidade no Furacão. Geninho promoveu uma minirrevolução para encarar o terceiro melhor time do Regional o Porco, ainda invicto, tem nove pontos, quatro a menos do que o próprio Atlético, líder da competição.
Serão, no total, cinco alterações em relação à equipe que bateu o Cascavel na rodada passada. As mudanças passam também pela ala direita. A má fase derrubou Alberto. Apesar de ter pedido durante a pré-temporada para brigar por um lugar no meio-de-campo, o volante Zé Antônio será improvisado no setor. Valencia, retornando de suspensão, entra na vaga de Jairo. No ataque, outras surpresas. O treinador sacou Jorge Preá e Rafael Moura Júlio César e Lima começam como titulares. "Conheço bem o Rafael, preciso ver os outros para saber se dá encaixe", explicou o técnico.
Formação audaciosa, com Ferreira e Marcinho recebendo a missão de se revezarem para não deixar Valencia isolado na marcação. "Vamos torcer para a equipe produzir bem", resumiu Geninho.
Na TV
Toledo x Atlético, às 21h50, na RPC TV e Premiere FC.
* * * * * *
Em Toledo
Toledo
Fabiano; Rafael, Leonardo, Rodrigo e Andrey; Bruno, Serginho, Marco Aurélio e Léo Gonçalves; Ray e Wágner.
Técnico: Sérgio Baresi
Atlético
Renan Rocha; Rhodolfo, Antônio Carlos e Chico; Zé Antônio, Valencia, Ferreira, Marcinho e Alex Sandro; Júlio César e Lima.
Técnico: Geninho
Estádio: 14 de Dezembro. Horário: 21h50. Árbitro: Nilo Neves de Souza Júnior. Auxs.: Moisés Aparecido de Souza e Pedro Martinelli Christino.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião