Se o Corinthians sonha em apresentar Ronaldo num amistoso internacional no dia 17 de janeiro, é melhor não pedir a opinião do consultor médico do clube, Joaquim Grava. "Essa data é uma temeridade até para o grupo. Se me perguntarem o que acho, vou dizer que não concordo", disse ele nesta segunda-feira, fazendo questão ainda de destacar que uma pré-temporada com menos de 30 dias nunca pode ser considerada ideal.

CARREGANDO :)

"Se vamos começar no dia 26 de dezembro, qualquer jogo antes de 26 de janeiro, não é bom. A primeira rodada (do Paulista) no dia 21 já não é o ideal. Uma semana antes, então, nem é preciso falar.

O médico afirmou ainda que o atacante precisa de quatro a cinco semanas para ficar em condição de jogo. E garantiu que o trabalho individualizado não será exclusividade de Ronaldo no clube. "O Milan tem oito preparadores físicos, o Corinthians tem três e, em breve, a tendência é que esse número aumente em todos os clubes brasileiros", conta Grava. O motivo, segundo ele, é poder focar melhor o trabalho para cada jogador.

Publicidade

"Um atacante faz um tipo de atividade, um lateral faz outro, um zagueiro outro e assim por diante. Mesmo entre atacantes, um pode precisar trabalhar mais o arranque, outro pode precisar de força, de impulsão", explica o médico.

Ronaldo começou na segunda-feira seu trabalho para entrar em campo e vestir a camisa corintiana. Nem a proximidade do nascimento da filha, Maria Sophia, foi motivo para dar folga ao reforço alvinegro. Em uma academia na Barra da Tijuca, no Rio, o Fenômeno trabalhou em dois períodos.

O fisioterapeuta particular do atleta informou que Ronaldo pediu autorização e foi liberado para acompanhar o nascimento da filha mas com a promessa de que não iria descuidar do trabalho de recuperação. Até a data da reapresentação dos atletas corintianos, no dia 26, Ronaldo vai treinar em três períodos por dia.

O atacante precisa perder 3% de gordura e chegar aos 89 quilos - na Copa de 2006, seu peso era de 87 quilos, segundo o fisioterapeuta. Atualmente, está com 5 quilos a mais. Quando retornar a São Paulo, o atacante vai treinar na clínica de Joaquim Grava.

Publicidade