• Carregando...

Com a participação recorde de 14 mil corredores, a nona edição da Meia Maratona do Rio de Janeiro será disputada neste domingo por ruas e avenidas da zona sul da cidade. Um dos mais importantes eventos do calendário nacional do atletismo, a prova deste ano ganhou uma importância ainda maior. É o oitavo evento-teste do Calendário Preparatório de 2005 para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, além de ser seletiva para o Campeonato Mundial do Canadá, marcado para outubro, na cidade de Edmonton.

A prova, com um percurso de 21.097 metros pela orla da Cidade Maravilhosa, tem largada na Praia de São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo. O evento terá transmissão ao vivo pela Rede Globo, a partir das 9h30, dentro do Esporte Espetacular.

A expectativa é de uma prova muito forte. Afinal, além da participação de alguns dos melhores corredores do Brasil e de convidados do exterior com resultados expressivos, os organizadores inovaram este ano ao oferecer bônus por performance. Além da premiação normal, os atletas concorrem a bônus de 50% se atingirem o índice técnico definido e há um prêmio especial de R$ 6 mil para os campeões do masculino e do feminino se quebrarem os recordes da competição. A prova oferece R$ 102 mil em prêmios.

A delegação brasileira é encabeçada pelo mineiro Franck Caldeira, campeão da Maratona de São Paulo de 2004 e da Volta da Pampulha de 2003, e pela catarinense Márcia Narloch, ouro no Pan-Americano de Santo Domingo, de 2003, e tricampeã da Maratona de São Paulo. Os dois mostraram estar muito bem fisicamente ao vencerem no domingo passado a Dez Milhas Garoto, em Vila Velha, no Espírito Santo.

Entre os estrangeiros confirmados, o grande destaque é o queniano John Gwako, tricampeão da Meio Maratona do Rio de Janeiro (1998, 2000 e 2004) e recordista da corrida, com o tempo de 1h01min48s, obtido em 2000. Está confirmada também a participação de James Kipkemboi Rotich, Shadrack Kipchumba Tanui, Christopher Kipyego Chipsiya, Philip Kiplagat Biwott, Sthefen Kipkosqei, Philimon Chemlany Rotich e Anne Cheptanui Bererwe.

Entre os sul-americanos, largarão o paraguaio Jorge Cabrera, o colombiano Diego Alberto, o uruguaio Luis Noguez e os argentinos Cristian Alfonsin e Oscar Galindez, grande conhecido dos brasileiros. Galindez, um dos melhores triatletas do mundo, mora em Santos e tem entre muitas outras conquistas duas medalhas de bronze no Pan-Americano de Mar Del Plata, em 1995, e de Santo Domingo, em 2003.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]