O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) criou nesta terça-feira (13) uma comissão especial para acompanhar as obras, serviços, compras, licitações e contratos referentes Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016. A informação foi divulgada durante entrevista coletiva e reproduzida no site do MP (www.mp.rj gov.br).
O objetivo é evitar que haja descontrole na aplicação do dinheiro público, como ocorreu durante os Jogos Pan-Americanos de 2007, que teve os custos de muitos projetos aumentados, principalmente na reta final.
A comissão é formada por cinco promotores de Justiça das áreas de proteção ao meio ambiente e da defesa do consumidor. A meta é fazer um trabalho preventivo, corrigindo eventuais erros e distorções. Estão previstos investimentos superiores a R$ 50 bilhões só para as Olimpíadas, a maior parte formada por verbas públicas.
"O Ministério Público quer fazer um trabalho preventivo para evitar demandas posteriores que venham prejudicar a sociedade. Não queremos ser repressivos e cobrar apenas após os problemas acontecerem, como no caso de embargar uma obra, por exemplo, se isso tiver que ocorrer. O que não queremos, nem podemos, é deixar os problemas serem criados", afirmou o procurador-geral de Justiça, Cláudio Lopes, em nota na internet.
Qualquer denúncia de mau uso do dinheiro poderá ser feita por meio do telefone 127, do MP, ou do site www.mp.rj.gov.br.