Autoridades de Valência acompanham bem de perto o fim de semana da F-1 em Mônaco para aprender mais sobre circuitos urbanos, já que esta cidade espanhola será palco do GP da Europa, a partir de 2008, numa pista similar.
Embora existam diferenças entre as duas provas - a de Mônaco é disputada no centro da cidade, enquanto a corrida em Valência será numa área urbanizada mais afastada - as comparações entre os dois GPs surgiram desde o início.
A cidade espanhola era candidata a ser palco de uma prova da categoria há um ano. Porém, após algumas reuniões com autoridades locais, o inglês Bernie Ecclestone, chefão da Fórmula 1, teve a idéia de fazer a corrida num circuito urbano.
A opção inicial era o circuito Ricardo Tormo de Cheste, a 25 quilômetros de Valência e palco de algumas provas de velocidade, como da MotoGP.
Com isso, a prova do próximo domingo servirá para que políticos, empresários, dirigentes e especialistas em organização de grandes eventos vejam pela primeira vez, e com detalhes, o que fazer para a futura prova ser um sucesso.
Até agora, a corrida no circuito de Monte Carlo era vista de forma diferente, atraindo fãs de automobilismo e aqueles que encontram na prova um pretexto para ver pela televisão o glamour do local da prova.
Ecclestone assegurou que os estudos realizados para a confecção do traçado da prova revelaram que o circuito de Valência será o melhor entre os já criados no mundo.
O projeto será do alemão Herman Tilke, um dos profissionais mais requisitados na área e que tem no currículo as pistas de Sepang (Malásia), Xangai (China), Bahrein e Turquia.
O circuito terá 14 metros de largura, facilitando mais as ultrapassagens do que em Mônaco.
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Festa de Motta reúne governo e oposição, com forró, rapadura, Eduardo Cunha e Wesley Batista
Davi Alcolumbre rejeita anistia ao 8 de Janeiro: “Não vai pacificar o Brasil”
“Elites políticas europeias vão ‘abanar o rabo’ para Trump”, diz Putin
Deixe sua opinião