Enquete: Você acha que Dorival Jr. deve sair agora do Coritiba?
- interativo
- Ney Franco ignora sondagens na expectativa de permanecer no Botafogo
- Após vitória sobre o Coritiba, confusão e tiros nos arredores do Olímpico
- Homero Halila vê mudança de atitude do Coxa em Porto Alegre
- Técnico estudioso é prioridade no Coxa para 2009
- Técnico Dorival Júnior não comandará o Coritiba em 2009
Uma multa de aproximadamente R$ 400 mil estipulada no contrato de Dorival Júnior com o Coritiba impede o desligamento imediato do treinador alviverde. Em entrevista por telefone à Gazeta do Povo Online, o presidente do clube, Jair Cirino, disse que mantém o técnico no cargo por questões contratuais, mas nem por isso deixa de elogiá-lo e de lamentar sua iminente saída.
"Nós tentamos renovar o contrato dele há várias semanas, mas não conseguimos. Queríamos sua permanência porque ele fez um excelente trabalho e cumpriu algumas das metas que havíamos estabelecido no início do ano, como o resgate da imagem do Coritiba, arranhada por dois anos de Série B. Além disso, fomos campeões do Paranaense e brigamos sempre de igual para igual com os melhores do Brasileirão", afirmou Cirino.
Sobre a permanência de Júnior até o término de seu contrato, Cirino explicou. "Quando você faz um contrato de trabalho, uma das cláusulas normalmente prevê a duração do vínculo e estipula uma multa caso ele seja interrompido. Se o Coxa estivesse mal, o que não é o caso, e precisássemos demiti-lo, teríamos que pagar essa conta - correspondente a quatro ou cinco vezes o valor do seu salário. Se ele pedisse demissão, teria que arcar com esse mesmo custo de indenização".
A maneira como o anúncio foi feito incomodou a diretoria do clube, mas foi tratada por Cirino como algo normal. "Já sabíamos da decisão. Faz parte. São coisas do futebol. A vida segue e vamos à busca de outro profissional, igual ou melhor que o Júnior". Não está descartado, entretanto, um acordo entre clube e treinador para antecipar o desligamento de Júnior sem que haja necessidade de se pagar uma multa por nenhuma das partes.
Torcedor quer saída imediata
A Gazeta do Povo Online perguntou nos últimos três dias: "Torcedor Coxa, você acha que o técnico Dorival Júnior deve deixar o clube imediatamente, já que afirmou não permanecer no clube em 2009?". Para 69% dos leitores, a resposta foi "Sim, já que não vai ficar que vá embora logo", restando aos 31% restantes dar um voto de confiança ao treinador pelo trabalho realizado até agora. Cirino pediu calma para a torcida e garantiu que não haverá falta de comprometimento do treinador nas últimas rodadas.
Para ele, Dorival Júnior irá terminar o seu contrato realizando o mesmo trabalho "sério e comprometido", até o final do ano. "Faltam três partidas e ontem (domingo) o time foi bem, com ele realizando as mudanças necessárias para tentar a vitória. Ele vai seguir com seriedade e comprometido. A última impressão sobre uma pessoa é sempre a que fica. Tenho certeza que a dele será boa". Júnior foi campeão do Paranaense 2008 e levou o time, pelo menos até agora, à oitava colocação no Brasileirão.
Para facilitar a preparação do time para a temporada 2009, um novo técnico será anunciado logo que o Brasileirão chegue ao fim. "Com certeza. Logo poderemos anunciar um nome para o torcedor".
2009 com treinador competente e campeão
Atento ao mercado garantindo que já teve conversas com alguns profissionais o presidente do Coritiba tranqüilizou a torcida e garantiu: para o centenário, nada de experiências com treinadores "promissores". "Absolutamente. Quero que a torcida não tenha dúvidas disso. Teremos, no ano do nosso centenário, um treinador jovem, moderno, entusiasmado, estudioso e que seja um nome de ponta no cenário brasileiro. Com o mesmo perfil do Júnior. E campeão".