Ricardinho foi apresentado oficialmente como técnico do Paraná na tarde desta quinta-feira (19). E no retorno ao clube que o revelou para o futebol, o ídolo tricolor fez um apelo: que o torcedor que está distante volte ao dia a dia do clube.
"Eu queria fazer uma colocação para a torcida. Eu estou aqui, encerrei minha carreira para poder dar minha contribuição, dentro do meu conhecimento. E quero que você, que está longe do clube, volte, preciso disso. A torcida vai reforçar o clube. Torcedor, volte para a Vila, torcedor empresário que participou do clube, volte a apoiar. Antigos torcedores que há 8, 10 anos não vão à Vila, volte. Não adianta ter time competitivo sem o principal reforço, o torcedor", pediu o ídolo paranista.
Sobre a decisão de virar treinador, o pentacampeão mundial disse que o convite da diretoria paranista pesou na decisão de se aposentador dos gramados na última terça-feira, Ricardinho rescindiu contrato com o Bahia, seu último clube como jogador. O contrato de Ricardinho com o Paraná é até dezembro.
"Eu poderia ter dado continuidade [na carreira como jogador], mas depois que conversamos e fomos apresentados ao projeto, pensei bem, conversei com minha família e tomei a decisão. Neste momento vou agregar muito mais como treinador, organizando o futebol com o Alex [Brasil, gerente de futebol], que dentro de campo", disse Ricardinho na entrevista coletiva.
Apesar da inexperiência na profissão de treinador, Ricardinho disse que trabalhou com os melhores técnicos do Brasil nos últimos anos. E que isso vai influenciar sua carreira à beira do campo. "Trabalhei com os melhores nos últimos 15 anos. O importante é trabalhar, prestar atenção e me espelhar nos treinadores com quem trabalhei para tirar o melhor de cada um [dos jogadores] e fazer o meu perfil próprio", destacou o ídolo tricolor.
Sobre o início do trabalho, Ricardinho vai observar o elenco que se apresentou quarta-feira para a pré-temporada recheado de garotos da base e com apenas 5 jogadores que estavam no elenco de 2011 para depois tomar definições. "A princípio, iremos observar todos à disposição: base, juniores que estouraram, outros que estavam no grupo do ano passado. A partir da análise faremos lista e iniciamos a pré-temporada", disse o treinador. A Série B do Paranaense começa em maio.
- Contratação de Ricardinho ganha repercussão na imprensa internacional e no Twitter
- Ageu é demitido e irmão de Ricardinho será auxiliar-técnico do Paraná
- Ricardinho terá elenco recheado de garotos para comandar no Paraná
- Revelado junto com Ricardinho, Tcheco crê que paranista vai trazer novas filosofias
- Ainda como jogador, Ricardinho exaltou treinadores experientes no Paraná
- Ricardinho chega à Vila Capanema com plenos poderes
Esquerda tenta reconexão com trabalhador ao propor fim da escala 6×1
Jornada 6×1: o debate sobre o tema na política e nas redes sociais
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Deixe sua opinião