Ciente das grandes dificuldades que terá pela frente, mas satisfeito com a evolução da equipe de um jogo para o outro, conquistada apenas pela mudança no esquema tático, o técnico Ney Franco estreou oficialmente no comando do Coritiba. A vitória convincente de 3 a 1 sobre o Fluminense neste domingo (16), no estádio do Maracanã, foi um belo ponto de partida para uma campanha que promete, segundo Franco, ser vitoriosa.
O treinador mostrou a complexidade de se conseguir um resultado positivo contra o Fluminense, ainda mais no Maracanã. Para explicar como seu time chegou à vitória, Ney Franco destacou o bom trabalho de base que o Coritiba teve antes de sua chegada. "Meu trabalho no Coxa foi adiantado pelo bom trabalho feito pelo René (Simões, ex-treinador). Lógico que fiz mudanças no posicionamento de alguns jogadores, passando do 3-5-2 para uma linha de quatro (4-4-2), mas peguei um time equilibrado e com jogadas bem definidas. Isso facilitou meu trabalho".
Os destaques do time em campo foram lembrados por Franco. Carlinhos Paraíba atuando praticamente como ponta esquerda e Pedro Ken na direita, com Marcelinho Paráiba mais solto. Essa foi a fórmula do sucesso Coxa nesta tarde. "Dentro do primeiro tempo, até os 30 minutos fomos melhores. Depois o Renato mudou e a alteração surtiu efeito, nos confundido um pouco. Voltamos melhor encaixados no segundo tempo. Por termos jogado fora, na situação que estamos, foi uma boa partida e fomos merecedores do resultado", explicou.
E Ney Franco sabe do que está falando. Já famoso por salvar equipes de situações complicadas, emendando um bom trabalho a médio prazo, o treinador assumiu o Coritiba como missão. "O resultado representa muito, pois temos um longo caminho pela frente. Cheguei para tirar a equipe de uma situação desconfortável, mas já sou experiente nisso. Peguei o Flamengo em 15º e o livramos do rebaixamento. Com o Atlético Paranaense também e com o Botafogo não foi diferente. Pegamos a equipe na 16ª posição e colocamos até na 3ª posição. Por uma série de fatores caímos de produção, mas fechamos em sétimo".
A próxima missão Coxa não é nada fácil. Em casa, contra o líder Palmeiras, o time tenta uma vitória que promete ser reabilitadora. Ney Franco chama o torcedor. "Essa vitoria fora de casa, dentro do Maracanã, tem um significado muito importante. Não só pelos três pontos, que na verdade é o que realmente importa, mostra que o elenco tem potencial. Temos só que desenvolver a auto estima do grupo. A vitória aumentou a expectativa para que possamos repetir o feito em casa. Tenho certeza que o torcedor vai lotar o estádio", disse.
Segundo o treinador, o apoio da massa alviverde faz a diferença. "Aproveito para chamar o torcedor. Quando trabalhei aqui contra o Coritiba, ele sempre prepara uma pressão muito grande. Temos que fazer uma boa parceria a partir desse momento", comentou Franco que lembrou o objetivo do time: 10 vitórias. "Temos que fazer valer o mando de campo. Quem tem competência para somar pontos em casa, não vai correr riscos. Daqui nove rodadas, quem sabe não pensamos em outros objetivos. Saindo dessa, poderemos pensar em algo mais".
Após cerco em 2024, Bolsonaro deve enfrentar etapas mais duras dos processos no STF em 2025
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
Elon Musk foi a pessoa que mais ganhou dinheiro no mundo em 2024
De volta à realidade: dez empresas que cortaram programas woke em 2024