O Coritiba abre nesta quarta-feira (3) a participação paranaense na Copa do Brasil Sub-20. Às 20h, o Alviverde enfrenta o São Paulo, no Couto Pereira. O outro representante do estado na disputa, o Paraná, estreia no próximo dia 10, diante do Grêmio, às 16 horas, na Vila Capanema.
É a primeira edição da competição que rende ao campeão e ao vice vagas para a Libertadores da América da categoria. A classificação para o torneio internacional, no entanto, não é nem de longe o objetivo primordial dos atletas.
O que a molecada quer mesmo é aparecer, mostrar o seu futebol. "É uma ótima vitrine, sem dúvida alguma. São jovens buscando uma chance no profissional. Há essa expectativa entre os garotos. Mas também queremos fazer uma boa participação, quem sabe chegar ao título", diz Zé Carlos, o técnico coxa-branca.
Vários até já debutaram entre os adultos, mas esperam pela grande oportunidade de embalar a carreira. "É o que todo mundo quer, ser promovido ao profissional. Tem muita gente olhando", confirma Rafael Lucas, um dos destaques do Coxa. Nas finais do Paranaense Sub-20, o atacante de 19 anos marcou três vezes nas vitórias por 2 a 0 e 3 a 2 sobre o Londrina que valeram o título no último sábado.
Com contrato até o final de 2013 com o Alviverde, Rafael ainda não foi chamado por Marquinhos Santos para atuar na equipe principal. Situação diferente vive o xará Rafael Silva, outro que deve jogar hoje à noite e que integra o elenco profissional desde o início do ano. "Ele é um espelho para gente, com certeza", diz Rafael Lucas.
O regulamento da Copa do Brasil Sub-20 é idêntico ao de sua versão original. Serão dois confrontos e o de volta está marcado para o próximo dia 17, em local ainda não definido. Caso o Tricolor paulista vença por dois gols de diferença não haverá a segunda partida.
Ao vivoCoritiba x São Paulo, às 20 horas, na ESPN Brasil.