Aos 37 anos, a piauiensse Cruz Nonato ainda é uma novata no esporte. Mas, com apenas sete anos de treinos na corrida, conquistou na tarde desta segunda-feira (25) sua primeira medalha em Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara. A corredora ficou com a prata na disputa dos 10 mil metros, com o tempo de 34min22s44, vencida apenas pela mexicana Marisol Guadalupe Romero , com o tempo de 34min07s24. O bronze ficou com a colombiana Yolanda Beatriz Caballero, com o tempo de 34min39s14. "Estou muito feliz por essa medalha. Foi um esforço muito grande, ficar longe dos meus filhos [um rapaz de 18 anos e uma moça de 15], contei com ajuda da minha família, que me fez trocar os jogos de futebol na rua pela corrida de rua", destacou.
Os irmãos de Cruz também correm provas de fundo e a estimularam a investir na carreira nas pistas. "Antes, tinha de sair de casa com uma caixinha de geladinho para vender e ter com o que pagar a conta de luz", lembrou, aos saltitos, durante a entrevista após a prova.
Em oposição, duas de suas concorrentes tiveram de ser amparadas pelo serviço médico após a prova, por causa do forte calor da prova. "O horário não foi dos mais favoráveis. Larguei ali, mais atrás, quietinha. E quando vi que dava para passar, fui confiante. Só não consegui chegar na mexicana, que abriu bem a vantagem".
Cruz Nonata ainda disputa no Pan do México a prova dos 5 mil metros. Até então, seus melhores resultados haviam sido o terceiro lugar no campeonato Sul-Americano nas mesmas provas que disputa no Pan de Guadalajara.
- Rodrigo Pessoa terá dupla função na equipe de hipismo
- Recordista no Pan, Thiago Pereira quer medalha olímpica
- Brasil perde para o Canadá no polo aquático feminino
- Derrota para Porto Rico deixa Brasil fora da final
- Julião Henriques Neto garante ao menos o bronze
- Seleção de basquete lamenta excesso de erros contra Porto Rico
- Joilson da Silva conquista bronze na prova dos 5 mil metros
- Ronald Julião leva o bronze no arremesso de disco