O plano de o Coritiba dar mais espaço para jogadores formados no próprio clube em 2015 deu uma boa largada na estreia do Campeonato Paranaense. O atacante Rafhael Lucas, 21 anos, garantiu os dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o Nacional, no Estádio Erich George, em Rolândia, na vitória por 2 a 1 na tarde deste sábado (31). Assim, o jogador se converte automaticamente em um nome a ser acompanhado de perto pela torcida no Estadual.
Confira a ficha e o lance a lance de Nacional 1 x 2 Coritiba
A partida foi marcada pelo baixo público. No total, apenas 826 pessoas foram ao estádio - 677 pagantes.
O Coxa saiu na frente aos 37 minutos do primeiro tempo. Mazinho sofreu pênalti claro de João Victor e Raphael Lucas cobrou com categoria. Goleiro de um lado, bola de outro. A resposta do Nacional veio no minuto seguinte. Diego Fiúza acertou um chute forte de fora da área, e o goleiro Vaná rebateu os pés do atacante Vieira, que empatou sem dificuldades.
Raphael Lucas se consagrou como o herói da partida ao aproveitar uma sobra, aos 20 minutos do segundo tempo, na grande área e tocar no canto do goleiro Aleks para fazer o gol da vitória coxa-branca.
Com o resultado, o Coritiba fica provisoriamente na liderança do Campeonato Paranaense, mas pode ser ultrapassado, obviamente, assim que os outros jogos da rodada forem realizados.
Craque
Raphael Lucas, em sua nova estreia pelo time principal do Coritiba (na primeira sofreu uma grave contusão com dez minutos em campo, ano passado), deixou os torcedores esperançosos. Mostrou tranquilidade na cobrança de pênalti e oportunismo no segundo gol.
Bonde
Torcida do Nacional. A capacidade do Estádio Erich George é pequena, de apenas 2.200 lugares, mas levar 890 pessoas de público total na estreia, contra o Coritiba, já indica que clube é um candidato a menor média de público do campeonato.
Guerreiro
Negueba pode não ser o melhor jogador tecnicamente do elenco coxa-branca, mas correu muito e se movimentou bastante em campo. No final da partida, quase deixou o seu gol, mas perdeu cara a cara com o goleiro do Nacional.
Chave do jogo
Em uma partida na qual o Coritiba não prevaleceu tecnicamente, o que valeu foi o melhor preparo físico. O time correu mais e consequentemente criou mais chances. A falta de preparo do Nacional ficou evidente no final da partida, com jogadores apresentando cãibras.
Os gols
0x1 (37/1ºT) - Mazinho é derrubado na área por João Victor. Raphael Lucas cobra bem, deslocando o goleiro Aleks, do Nacional.
1x1 (38/1ºT) - Um minuto depois do gol coxa-branca, o atacante Vieira, do Nacional, aparece livre na pequena área para empatar a partida.
1x2 (20/2ºT) - Raphael Lucas mostra oportunismo e boa noção de posicionamento e domina sozinho bola que sobrou na grande área para fazer o gol da vitória Alviverde.
Próximos jogos
Coritiba: Maringá (casa); Operário (casa); Foz do Iguaçu (fora)
Nacional: Londrina (fora); Foz do Iguaçu (fora); Maringá (casa)
Suspensos: Lucas, atacante, Nacional (cartão vermelho)
Nacional 1 x 2 Coritiba