Recordista mundial dos 100 metros do atletismo com 9s72, Usain Bolt quase nem precisou "suar a camisa", apesar da alta temperatura no Estádio Ninho de Pássaro, para seguir às quartas-de-final dessa prova, nas Olimpíadas de Pequim. Nas eliminatórias desta sexta-feira, também passaram seu compatriota jamaicano Asafa Powell e o campeão mundial norte-americano Tyson Gay - os três homens mais velozes de toda a história do esporte.
Bolt ganhou sua série eliminatória com 10s20, enquanto Powell - o recordista mundial anterior -, classificava-se confortavelmente para as quartas com 10s16. Gay venceu a série mais equilibrada com 10s22, e não pareceu sentir mais a lesão muscular na coxa, machucada nas seletivas norte-americanas do mês passado.
Dos brasileiros, Vicente Lenílson também passou às quartas, como terceiro na mesma eliminatória de Bolt: fez 10s26, atrás de Daniel Bailey, de Antígua e Barbuda (10s24). José Carlos Moreira correu na mesma - e mais puxada - eliminatória de Gay e foi segundo, com 10s29, empatado com o nigeriano Olusoji Fasuba. Sandro Viana queimou uma largada, foi sexto em sua eliminatória e não se classificou.
Com os três homens mais rápidos do planeta prontos para competir cabeça-a-cabeça, os 100m são, de longe, a prova mais aguardada destes 10 dias do atletismo.
As quartas-de-final serão na noite desta sexta-feira, com semifinais e final no sábado.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Ministros do Supremo fazem festa no casamento de Dino; assista ao Entrelinhas
“Estamos ferrados”, diz empresário que doou R$ 1 milhão para o PT
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Deixe sua opinião