Luciano Corrêa foi derrotado nesta quinta-feira em sua segunda luta da repescagem do meio-pesado destes Jogos Olímpicos de Pequim. O brasileiro caiu para o polonês Przemyslaw Matyjaszek com pouco mais de um minuto de luta e está fora da disputa pela medalha de bronze. Como João Derly, Luciano é mais um brasileiro campeão mundial a sair dos tatames do ginásio de Ciência e Tecnologia de Pequim sem subir ao pódio. O outro campeão, Tiago Camilo, foi bronze no meio-médio. O judô brasileiro tem três medalhas até o momento, com Tiago Camilo, Leandro Guilheiro e Ketleyn Quadros.
Como os confrontos anteriores, mais uma vez Luciano fez uma luta tensa, com uma intensa troca de pegadas. Ágil, Matyjaszek conseguiu surpreender o brasileiro encaixando um belíssimo sumi-gaeshi, derrubando Luciano e conseguindo o ippon decisivo com apenas 1m47s de disputa.
Chave complicada para Luciano
O sorteio não foi dos melhores para Luciano Corrêa. Conforme o próprio atleta havia dito antes, o campeão mundial no meio-pesado pegou logo na estréia um dos grandes nomes do peso, o holandês Henk Grol, atual campeão europeu. E Luciano teve problemas como a boa defesa do adversário, que também era perigoso no ataque. Após ter um wazari contra ao sofrer uma queda, o brasiliense viu o sonho do ouro acabar quando Grol conseguiu seu segundo wazari, completando o ippon a 1m52s do fim de luta.
Na estréia pela repescagem, Luciano Corrêa voltou a ter um combate travado, desta vez contra o israelense Arik Zeevi, derrotado por Grol em sua segunda luta. A preocupação na defesa foi uma constante na luta, que rendeu um pedido do técnico Luiz Shinohara para Luciano atacar mais, evitando uma possível punição. O pedido foi aceito e, faltando 57s para o fim de luta, Luciano conseguiu aplicar a queda que lhe deu o yuko da vitória e da passagem para a segunda rodada da repescagem.