Deu Luciano Corrêa na estréia do brasileiro na repescagem do peso meio-pesado destes Jogos Olímpicos de Pequim. Nesta quinta-feira, Luciano derrotou o israelense Arik Zeevi por um yuko e agora vai enfrentar o polonês Przemyslaw Matyjaszek. Faltam três vitórias para Luciano Corrêa repetir os feitos de Tiago Camilo, Leandro Guilheiro e Ketleyn Quadros, conseguindo a medalha de bronze.
Em sua segunda disputa nestes Jogos Olímpicos, Luciano voltou a fazer uma luta bastante travada, com uma intensa troca de pegadas, mas sem muitos ataques. Os dois lutadores, preocupados em se defender, acabaram recebendo uma punição por pegada cruzada sem atacar, proibida por mostrar uma postura bastante defensiva.
Do lado do tatame, o técnico da seleção masculina, Luiz Shinohara, pedia mais combatividade ao seu lutador. O pedido deu certo. Faltando 57s para o fim de luta, Luciano conseguiu aplicar a queda que lhe deu o yuko da vitória e da passagem para a segunda rodada da repescagem. Chave complicada para Luciano
O sorteio não foi dos melhores para Luciano Corrêa. Conforme o próprio atleta havia dito antes, o atual campeão mundial no meio-pesado pegou logo na estréia um dos grandes nomes do peso, o holandês Henk Grol, atual campeão europeu. E de cara, Grol mostrou que a luta não seria fácil, dificultando e muito a pegada do brasileiro no quimono.
Para piorar, Henk Grol ameaçava a defesa do judoca brasileiro com um bom ataque nas pernas. Pressionado, Luciano não conseguia fazer o seu jogo, e a desvantagem no placar apareceu com a primeira queda aplicada pelo holandês, conseguindo um wazari que, por pouco, não foi um ippon. Ainda na luta, Luciano tentava, mas esbarrava sempre na boa defesa do adversário. O brasileiro fazia de tudo e acabou sofrendo uma punição por falso ataque, o que tornou ainda mais difícil a disputa.