No sufoco, com apenas um centésimo de segundo de vantagem, Michael Phelps garantiu sua sétima medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim e igualou o recorde de Mark Spitz de maior número de medalhas douradas em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos. O fenômeno da natação mundial venceu a emocionante final dos 100m borboleta na batida de mão e ainda bateu o recorde olímpico da prova com o tempo de 50s58, na noite desta sexta-feira, no Cubo d'Água. O nadador sérvio Milorad Cavic terminou com a prata com a marca de 50s59. O australiano Andrew Lauterstein ficou com o bronze (51s12).Agora, a estrela americana tem o mesmo número de medalhas de ouro em Pequim que o também nadador americano Mark Spitz, conquistadas nas Olimpíadas de Munique 1972. Phelps, que já venceu os 100m e 200m borboleta, 200m livre, 200m e 400m medley, 4x200m livre e 4x100m livre, só precisa garantir o oitavo ouro no 4x100m medley para superar a marca história de Spitz.
No entanto, Phelps ainda não conseguiu igualar outro feito de Mark Spitz. A atual estrela americana conquistou seis recordes mundiais em sete provas que disputou. Já Spitz, fez a melhor marca do mundo em todas as sete provas que disputou em Munique.
Somando todas Olimpíadas, Phelps já tem melhor marca
Com 13 ouros em três olimpíadas (Sydney, Atenas e Pequim), Phelps supera as nove medalhas douradas conquistadas por Carl Lewis (atletismo, em quatro Olimpíadas), Mark Spitz (natação, em duas Olimpíadas), Paavo Nurmi (atletismo, em três Olimpíadas) e Larissa Latynina (ginástica artística, em três Olimpíadas). Em Atenas, Phelps garantiu seis ouros (100m e 200m borboleta, 200m e 400m medley e revezamentos 4x100m medley e 4x200m livre).
Deixe sua opinião