Michael Phelps tornou-se o primeiro atleta olímpico a conquistar 11 medalhas de ouro na carreira ao vencer, com novo recorde mundial, os 200 metros borboleta e o revezamento 4x200 metros livre, no Cubo D'Água, em Pequim.
Com a vitória no revezamento, a quinta seguida nos Jogos de Pequim e a segunda na quarta-feira, Phelps tem agora dois ouros a mais que seus compatriotas Carl Lewis e Mark Spitz, que o corredor finlandês Paavo Nurmi e que a ginasta soviética Larysa Latynina.
Phelps marcou 1min52s03 nos 200m borboleta. O húngaro Laszlo Cseh ficou com a prata e o japonês Takeshi Matsuda com o bronze, enquanto o americano bateu o recorde mundial que ele mesmo havia anotado em Melbourne, no ano passado, por 0s06.
O nadador de Baltimore, ficou atrás de Moss Burmester, da Nova Zelândia, na marca dos 50 metros, mas assumiu o controle a partir da metade da prova para manter vivo seu sonho de superar o recorde de Mark Spitz que ganhou sete ouros em uma única Olimpíada. Em Atenas-2004, Phelps conquistou seis ouros.
Pouco depois, ele fez parte da equipe de revezamento 4x200m livre que arrasou o recorde mundial ao registrar 6min58s56 - o anterior era de 7min03s24, deixando a Rússia e a Austrália bem para trás disputando as medalhas de prata e bronze.
Na primeira prova, Phelps disse que estava incomodado com um problema com seus óculos e estava tipicamente desinteressado com o resultado.
"Meus óculos se encheram de água o tempo todo e eu tive dificuldade para ver as bordas", disse ele aos repórteres. "Eu queria o recorde mundial, eu queria 1min51 ou melhor mas, dentro das circunstâncias, não é um resultado ruim."
Cseh, 22 anos, também ficou em segundo na vitória de Phelps nos 400m individual no domingo, mas estava satisfeito com o resultado.
"Estou muito feliz, foi uma prova incrível. Estou muito feliz com isso, Eu gostaria de ter vencido, estava de olho nele", disse o húngaro.
Na mesma prova, o brasileiro Kaio Márcio terminou em sétimo lugar, com o tempo de 1min54s71.
- Michael Phelps garante: "Não sou imbatível"
- Phelps vence 200m borboleta e 4x200m livre e chega a 11 ouros olímpicos
- Michael Phelps garante mais dois ouros e se torna maior atleta olímpico da história
- Phelps quebra recorde dos 200m livre e garante 3º ouro
- Medalha de Phelps o coloca na galeria dos maiores campeões
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Com Lula, fim de ano tem picanha mais cara dos últimos 18 anos
Justiça ou vingança? Alexandre de Moraes é acusado de violar a lei; acompanhe o Entrelinhas
Deixe sua opinião