Sabatinas

Os candidatos a prefeito de Curitiba concederam entrevistas aos jornalistas da Gazeta do Povo. Os concorrentes falaram sobre suas principais propostas e sobre temas importantes das campanhas.

Alzimara Bacellar (PPL)

Candidata pelo novato PPL promete a construção de 125 creches

Avanílson Araújo (PSTU)

Curitiba poderá ter tarifas de ônibus e do metrô a R$ 1

Bruno Meirinho (PSol)

Candidato quer plebiscito para decidir sobre a Copa em Curitiba

Gustavo Fruet (PDT)

"Não mudei. Não me aliei com mensaleiro"

Luciano Ducci (PSB)

Quando se fala em inovação, não dá para dizer que está tudo parado

Rafael Greca (PMDB)

"Vou lavar, varrer, deixar tudo limpo"

Ratinho Junior (PSC)

"Não posso abrir mão do meu pai"

***Carlos Moraes também foi entrevistado. À época, ele ainda estava recorrendo para ser candidato a prefeito. O TSE decidiu, em 19 de setembro, pela impugnação do registro de candidatura. Carlos Moraes (PRTB) - Polícia Municipal, creche 24h e "aerotrem"

CARREGANDO :)

O candidato à prefeitura de Curitiba Rafael Greca (PMDB) disse, em entrevista concedida à rádio BandNews FM, na manhã desta quarta-feira (26), que pretende repetir o feito de Jaime Lerner em 1988, quando este se elegeu prefeito de Curitiba fazendo uma campanha que teve duração de menos de duas semanas.

Publicidade

"Entre gato, rato e outro candidato, coloque o Rafa no segundo turno para ver o que eu faço", disse o candidato, com o bom humor costumeiro.

Perguntado sobre o sucesso alcançado nas redes sociais com o vídeo em que compara o asfalto da cidade à glacê de bolo, ele disse: "A piazada da internet é que vai me eleger. As crianças que pedem voto para os pais, para os avós. Elas percebem a inocência da minha alma".

Entre as propostas de governo, Greca deu destaque à limpeza da cidade. "Vamos varrer as ruas, tirar pichações, despoluir os rios. E também limpar a prefeitura, com transparência e prestação de contas", aponta. Ele também propôs uma solução para o problema de falta de vagas nas creches: "As crianças de três a seis anos que estão nas creches serão encaminhadas a escolas. Se fizermos isso com 100 crianças de cada creche, já abriremos 26 mil vagas logo de início".

"Inferno colorido"

O candidato criticou a prefeitura principalmente nos assuntos relacionados à saúde. Para ele, o sistema de pulseiras coloridas, que determinam a prioridade nos centros de atendimento em saúde da capital, é "o inferno colorido". "Esse sistema só é eficiente para ser usado em catástrofes", enfatiza. Além das críticas, Greca apresentou propostas: pretende construir 10 centros de especialidades médicas e odontológicas, valorizar profissionais da saúde, escolher um entre cada 12 postos 12h para ficar aberto até meia noite e utilizar postos 24h para atendimento de urgências, com rede de ambulâncias do Samu.

Publicidade

Rio Iguaçu

Greca também comentou a questão enfrentada pela Sanepar, que foi considerada pela Polícia Federal a maior poluidora do Rio Iguaçu. "Eu entrei para a Academia Paranaense de Letras com um poema em homenagem ao Rio Iguaçu. Temos que limpar os rios, ter uma prefeitura e Ministério Público ligados ao meio ambiente. O problema não é do rio. Não é o rio que faz cocô", ironizou.

Entrevistas

A nova rodada de entrevistas promovida pela Rádio BandNews começou na segunda-feira, com o candidato Bruno Meirinho (Psol). Na terça-feira (25), o entrevistado foi Gustavo Fruet (PDT). Os demais candidatos devem ser entrevistados nos próximos dias.