A FIVB (Federação Internacional de Vôlei) anunciou nesta segunda-feira (6) os grupos da primeira fase da Rio-2016, que começa em agosto. E a seleção brasileira não terá vida fácil.
O time comandado pelo técnico Bernardinho está na chave A, ao lado de Itália, Estados Unidos, França, Canadá e México. Polônia, Rússia, Argentina, Irã, Cuba e Egito compõem o grupo B.
As chaves foram formatadas de acordo com o ranking mundial. Por ser anfitrião e número um do ranking, o Brasil é o cabeça de chave do grupo A, enquanto a Polônia, segunda do ranking, ficou na chave B.
A última seleção a garantir vaga na Olimpíada foi o México, que se classificou no domingo (5) pelo torneio pré-olímpico disputado contra Tunísia, Chile e Argélia.
Nesta primeira fase, a seleção de Bernardinho vai encarar potências do vôlei mundial, como os Estados Unidos, algozes na final da Olimpíada de 2008, em Pequim, na China, e na Liga Mundial de 2014.
Já a França é a atual campeã da Liga Mundial. A fase final do torneio de 2015 foi disputada no Rio, e os franceses conseguiram derrotar o Brasil por 3 sets a 1 pelo Grupo I – a seleção de Bernardinho ficou fora da semifinal.
GRUPO A
Brasil
Itália
Estados Unidos
Canadá
França
México
GRUPO B
Polônia
Rússia
Argentina
Irã
Cuba
Egito
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia