O Brasil vai lutar pelo bronze no futebol feminino da Olimpíada do Rio. Na tarde desta terça-feira (16), a seleção perdeu a semifinal para a Suécia nos pênaltis por 4 a 3 (0 a 0 no tempo normal) e ficou fora da decisão. A outra finalista sairá do confronto entre Alemanha e Canadá que duelam ainda nesta tarde no Mineirão.
LANCE A LANCE: veja como foi a semifinal
A equipe comandada por Vadão havia vencido as suecas na primeira fase por 5 a 1, mas não conseguiu um novo triunfo. A torcida lotou o Maracanã e não viu gols em 120 minutos. Nos pênaltis, Cristiane e Andressinha perderam para o Brasil. As suecas só desperdiçaram com Asllani.
GALERIA: confira as imagens da partida
As meninas brasileiras buscam a terceira medalha olímpica. Em Atenas-2004 e Pequim-2008, o time nacional ficou com a prata. A disputa do terceiro lugar será na sexta-feira, às 13h, no Itaquerão. A decisão do ouro será na sexta-feira (19), às 17h30, no Maracanã.
O jogo
O Brasil sufocou a Suécia desde o início. No primeiro tempo, foram 15 finalizações contra apenas duas das europeias. A goleira Bárbara tocou pela primeira vez na bola apenas aos 44 do primeiro tempo. Apesar da maior posse de bola – 71% -- foram poucas as chances efetivas de gol. As melhores oportunidades foram em uma cabeçada de Debinha e um escanteio de Marta que quase terminou em gol olímpico.
O jogo ficou um pouco mais equilibrado no segundo tempo e as duas equipes diminuíram o ritmo. Um chute de Marta, após uma bela arrancada aos 28 min, levou perigo. Um minuto depois, Beatriz conseguiu finalizar da pequena área, mas fraco. No fim, ninguém conseguiu balançar a rede.
Na prorrogação, mais 30 minutos sem gols. Tudo ficou para os pênaltis, assim como nas quartas de final, quando o Brasil eliminou a Austrália. Mas o final foi diferente. Cristiane e Andressinha não converteram suas cobranças e o time verde-amarelo perdeu por 4 a 3.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia