RIO - O primeiro dia do Mundial Júnior de Remo, que serve como evento-teste para os Jogos Olímpicos do Rio, foi realizado sem grandes transtornos na Lagoa Rodrigo de Freitas, nesta quarta-feira ensolarada. O torneio reúne cerca de 600 atletas até 18 anos de mais de 50 países.
Este é o terceiro evento-teste para a Rio-2016. Mas é o primeiro na categoria “major”, que testam a maior parte de serviços e são mais próximos ao nível olímpico. O segundo evento-teste desta categoria será o de hipismo, que começará nesta quinta-feira, em Deodoro.
- Protesto contra Dilma força Rio-2016 a buscar nova data para evento-teste do ciclismo
- 3 milhões de ingressos são vendidos a um ano dos Jogos
- Faltam 366 dias para a Olimpíada do Rio, não 365. Entenda por quê
- Paes afaga COI e critica Fifa: “Só queria saber de estádio, aeroporto e hotel”
- Rio evita antecipar entrega de obras olímpicas para não assumir custo de manutenção
- Em todos eventos-testes, nosso principal foco é a área de competição. É a nossa área sagrada. Mas nos eventos de categoria “major” a grande diferença é que temos um número maior de funcionários e voluntários trabalhando. É um momento para testar a nossa integração e corrigir possíveis detalhes até a Rio-2016 - disse Rodrigo Garcia, diretor de esportes da Rio-2016.
Os atletas juniores, de uma maneira geral, ficaram impressionados com a estrutura na Lagoa.
- Nunca tivemos uma área de competição com este padrão. As raias estão muito bem instaladas - disse Lucas Gatarro, de 17 anos, da seleção brasileira. - Os atletas de outros países também ficaram impressionados com a estrutura e com a vista. Mas é preciso levar em conta que os remadores deste Mundial não têm grande bagagem internacional.
O remador mexicano Elias Galan, de 17 anos, faz coro a Lucas:
- O visual encanta bastante. Treinamos hoje (nesta quarta-feira) pela manhã. Até agora, não temos do que reclamar.
Neste primeiro dia, apesar dos elogios dos atletas à área de competição, o credenciamento apresentou lentidão. A estrutura está excelente - uma tenda climatizada, com cerca de dez computadores - os atendentes são atenciosos, mas o sistema é deficitário e lento para achar determinados nomes que já foram aprovados pelo credenciamento.
Teoricamente, as disputas deste evento-teste iriam até domingo. Mas existe uma previsão de chuva e muita vento sábado, o que inviabilizaria a realização do torneio. Portanto, a organização optou por antecipar boa parte das disputas de sexta-feira para quinta-feira. Após o fim do segundo dia de competição, os dirigentes devem reavaliar a programação.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião