- Sob pressão, Édson Bastos prega inteligência
- Campeões de 85 descartam comparações
- Termômetro coxa-branca busca retomada
- Polícia prende suspeitos com ingressos falsos
- Defesa carioca não é regular
- Descontraído, Vasco usará a força máxima
- Sócio alviverde, Alex destaca a súbita recuperação do clube
- Vai dar, sim!
A depender da confiança dos coxas-brancas a taça da Copa do Brasil já tem dono. Levantamento exclusivo realizado pela Paraná Pesquisas para a Gazeta do Povo mostra que 89,72% dos alviverdes acreditam que, ao final do jogo de hoje, às 21h50, o mais importante da história do Couto Pereira, o Coritiba será o grande campeão enquanto somente 9,44% apostaram no sucesso do Vasco.
Esperança verde e branca com fundamento. Mesmo diante da derrota no confronto de ida, por 1 a 0, em São Januário, os torcedores creem que o retrospecto de 2011 título estadual invicto e o recorde brasileiro de 24 triunfos consecutivos representa uma equipe capaz de superar qualquer desafio e voltar a conquistar um título entre os grandes do país 26 anos depois da volta olímpica no Maracanã com o troféu da Série A. De quebra, ainda se garantir na Libertadores.
"Sendo muito sincera? Vai ser 3 a 0 para o Coritiba, gols de Bill, Rafinha e Emerson. Nosso time tem todo o potencial para reverter a vantagem. Eu já esperava uma derrota ou empate no primeiro jogo. Ninguém merece mais do que o Coxa", afirma a fisioterapeuta Karina Manfron, 31 anos, presença certa em todas as partidas no Alto da Glória.
Fernando Locatelli, 35 anos, é mais contido, mas compartilha do sentimento. "Vai ser pedreira, mas vamos ser campeões. Tenho convicção pelo o que o Coxa já mostrou neste ano. Dá para acreditar", diz o biólogo, que não vê a hora de repetir a comemoração de 1985. "Agora será muito melhor".
Outro ponto para encher os torcedores de otimismo é o desempenho da equipe atuando em casa. Das 18 partidas que disputou no Couto Pereira, o time de Marcelo Oliveira venceu 17, sendo 11 pelo Paranaense, 5 pela Copa do Brasil e uma pelo Brasileiro. Perdeu somente uma 1 a 0 para o Atlético-GO na estreia do Nacional.
Agora, para confirmar o anseio da galera, o Verdão precisa ir além da escrita, e superar os cariocas por uma diferença de dois gols. Alcançado o placar, a conquista vem após os 90 minutos. Em caso de inversão simples do marcador do Rio, na quarta-feira passada, o campeão será conhecido nos pênaltis. Empate ou derrota por um gol, desde que marque também, bastam para o Vasco.
Expectativa positiva encarada como um estímulo a mais por Marcelo Oliveira. "Nós também estamos muito confiantes. Sempre tivemos comprometimento e é assim que vamos entrar em campo amanhã [hoje]. Com a confiança de entrar para a história, pelo recorde de vitórias, pelo bicampeonato estadual, e agora em busca de uma competição nacional."
No entanto, ao mesmo tempo, aumenta a responsabilidade. "É uma força, com certeza. Sabemos que eles estarão do nosso lado, mas também é um peso, pois não passa pela nossa cabeça deixar a torcida triste. Se Deus quiser vai dar tudo certo", comentou o volante Willian, substituto de Leandro Donizete, ausente por causa de uma lesão na panturrilha direita.
Ao vivo
Coritiba x Vasco, às 21h50, RPC TV, SporTV e ESPN Brasil, na Rádio 98 FM (98,9), no tempo real e na transmissão interativa da Gazeta do Povo.