O Paraná suportou a pressão na Estradinha e saiu com uma importante vitória por 2 a 1 de Paranaguá. O resultado acabou com a invencibilidade de oito partidas do Leão no litoral. Neste paranaense, o Rio Branco não havia perdido em seus domínios.
Com a vitória o Paraná segue com a melhor campanha do estadual e agora joga por um empate no Pinheirão, quarta-feira às 20h30 no Pinheirão. O Tricolor está bem próximo de disputar uma final de paranaense novamente. O que há oito anos não acontece.
O jogo foi muito disputado e o Tricolor contou com uma bela atuação de Maicossuel, que marcou os dois gols do Paraná. Ratinho, destaque da equipe do Rio Branco, anotou o gol parnanguara.
O jogo
Com o apoio total das arquibancadas, com 7.410 torcedores empurrando a equipe, o Rio Branco foi para o ataque desde o início e logo no primeiro lance reclamou de pênalti do zagueiro Neguette sobre o jogador parnanguara. No entanto, o árbitro Antônio Denival de Moraes não assinalou nada e mandou a partida seguir.
Assim como o técnico Barbieri previu, o Rio Branco cruzava muitas bolas na área Tricolor e sufocava os jogadores paranistas, que saiam na base do chutão. Com o gramado bastante encharcado, a partida era muito disputada, mas com pouca qualidade técnica.
Aos 13 minutos, o Tricolor usou a mesma arma do Rio Branco, a bola alta na área, e quase marcou o primeiro gol. Numa falta despretensiosa, o goleiro Vilson quase se complicou. O Tricolor segurou a pressão do Rio Branco nos primeiros 20 minutos, quando equilibrou a partida e começou a assustar o goleiro Vilson.
No entanto, nos minutos finais da primeira etapa o Rio Branco voltou a exercer forte pressão em bolas cruzadas na área de Flávio. Negreiros perdeu um gol feito de cabeça, para sorte da zaga paranista. Porém, o Tricolor agüentou o abafa do Leão e o primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0.
Segundo tempo
Nenhum técnico mexeu nas equipes e Rio Branco e Paraná voltaram com os mesmos jogadores para a etapa final. Sem alteração também na forma de jogar dos dois times. O equilíbrio e a raça dos jogadores eram as mesmas. Com o segundo tempo também voltou a chuva, que deixou o gramado mais pesado.
A qualidade técnica diminuiu e as jogadas eram criadas na base da superação. Quando a criatividade apareceu, o Paraná marcou o primeiro gol. Em bela jogada, Maicossuel e Leonardo tabelaram e Maicossuel entrou com velocidade na área para estufar as redes de Vilson. Aos 23 minutos, o primeiro gol da partida.
O Tricolor não teve nem tempo para comemorar e o Rio Branco empatou. O zagueiro Neguette cometeu pênalti e na cobrança Ratinho deslocou o goleiro Flávio, para festa da torcida parnanguara. No entanto, em cobrança de falta o Paraná conseguiu chegar ao gol da vitória.
Maicossuel cobrou falta e o goleiro Vilson falhou, a bola tocou na trave direita e entrou mansamente no fundo das redes, aos 35 minutos. O gol abriu o Rio Branco que foi com tudo para o ataque.
Nos contra-ataques, sempre com Maicossuel, o Paraná quase ampliou a vantagem. O final da partida foi marcado pela pressão intensa do Rio Branco, Dudu acertou um forte chute na trave, mas o placar não se alterou mais e o Paraná saiu com a vitória.
Veja a ficha técnica da partida
Barbieri quer equipe concentrada
Confira alguns lances da vitória Tricolor