Veja também:
Marlos e Careca voltam do Coritiba e Gustavo é dúvida
Alex Mineiro realiza trabalhos técnicos e "A Volta" está próxima
Sem data para voltar, Beto se solidariza e faz falta no Paraná
A coisa complicou de vez para o Paraná Clube. Se antes o Tricolor se apoiava no bom desempenho que tinha jogando em seus domínios e acreditava manter o bom retrospecto nos jogos que ainda teria na Vila Capanema, os recentes resultados foram muito frustrantes para o torcedor. Depois da derrota para o Flamengo por 1 a 0, o Paraná só tem 5,2% de chances matemáticas de permanecer na primeira divisão do futebol brasileiro no ano que vem.
Claro que os números são frios e se baseiam no rendimento que o time teve até aqui, mas para fugir da Série B o Tricolor terá que jogar como ainda não jogou nesta temporada. Com apenas 34 pontos, o Paraná precisa chegar pelo menos aos 47 pontos e ainda assim terá 11% de chances de ser rebaixado. Com 49 pontos a possibilidade de ser rebaixado são praticamente nulas segundo o site Chance de Gol.
Em casa, o time ainda tem jogos contra Internacional, Goiás e Santos. Entre eles, Inter (em menor proporção) e Goiás são adversários diretos na luta contra o rebaixamento e o Tricolor tem que ganhar. Fora, os adversários são Palmeiras (no próximo fim de semana), Atlético Mineiro (adversário direto), Botafogo e Vasco. Dos sete jogos que faltam, cinco vitórias salvam o Paraná do rebaixamento.
"Corre um risco muito forte de ser rebaixado. Para dar um exemplo, seria a roleta russa, só que com cinco balas no tambor do revólver", disse o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, em entrevista ao site GloboEsporte.com.
Atlético quase livre
Mais ameaçado que o Paraná durante um bom tempo, o Atlético conseguiu se recuperar no campeonato a partir da chegada do técnico Ney Franco. Com 42 pontos, o Furacão escapa se também chegar aos 49, ou seja, com mais três vitórias em sete jogos o time escapa totalmente. Matematicamente, o Rubro-Negro está com 2,7% de chances de ser rebaixado.
Em casa, seu principal trunfo, o Atlético enfrenta o já rebaixado América-RN, o Grêmio, Sport e o São Paulo na última rodada (quando os paulistas já devem ter comemorado o título). Fora de Curitiba, os adversários são Cruzeiro, Corinthians e Flamengo.
Coxa quase lá
Na Série B o Coritiba está prestes a comemorar seu retorno à elite do futebol brasileiro. Com 55 pontos, o alviverde abriu sete pontos de vantagem sobre o quinto colocado e atualmente tem 98% de chances matemáticas de conseguir o acesso e 64,3% de possibilidades de ser o campeão da segunda divisão.
Se chegar aos 62 pontos, o time tem 85,5% de chances de subir para a 1.ª divisão, ou seja, com mais três vitórias em oito jogos o time conquista o objetivo. Se chegar aos 70 pontos, o time tem 94,7% de ser o grande campeão. Em casa, onde o alviverde se mostra imbatível, o Coxa enfrenta o Santo André, Vitória, Portuguesa e Marília.